Baal-Zefom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Baal-Zefom (em hebraico: בעל צפון) é um nome hebraico que significa "senhor do norte", e refere-se tanto a um deus que os helenos conheciam como Zeus Kasios, o deus do Monte Aqraa na costa da Síria que foi associado com raios, o mar e um protetor do comércio marítimo, e para um lugar chamado no livro de Êxodo como estar perto de Migdol e Pi-Hairote, onde os hebreus (israelitas) foram dito ter feita a sua passagem do Mar Vermelho seguindo seu êxodo do Egito.[1] [2]

Bíblia Hebraica[editar | editar código-fonte]

O Livro de Êxodo registra que os israelitas foram instruídos pelo Senhor para acampar em frente a Baal-Zefom, na costa, de modo que eles aparecem à faraó para serem presos, e assim convencê-lo a persegui-los.

""Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto. Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor". E assim fizeram os israelitas." (Êxodo 14:2-4, Bíblia, NVI)

Localização[editar | editar código-fonte]

A identificação de Zafom bíblica com Ugarítico/Assírio Ṣapuna e, portanto, com o Monte Zefom ou Kasios, usado para ser amplamente aceita, mas esta opinião padrão está sob controlo que se inicia com Mario Liverani com base em dúvidas sobre a leitura Ṣapuna si (devido a William F. Albright 1943) em passagens relevantes nas cartas de Amarna.

Russell Gmirkin sugere Arsinoe no Golfo de Suez. Gmirkin também observa que um texto de Ptolomeu era-geográfica no Museu do Cairo menciona os locais de Baal-Zefom e Migdol, listando quatro estações de guarda de fronteiras e fortalezas, o terceiro a ser chamado de "Migdol e Baal Zefom "pensado para ser localizado em uma rota para a costa do Mar Vermelho, e talvez no Pitom canal que liga com o Mar Vermelho, perto ou Arsinoe.

A localização da cidade da Idade do Bronze de Ṣapuna (alternativamente SA-BU-ma, ou seja, Ṣabuma / Ṣapuma) foi colocado na boca do Jaboque por Albright (1943). Ross (1967) sugere que "a região Sefelá, não muito longe do reino de Gezer". Vita (2005) rejeita a identificação de Sá-BU-ma com Zafom bíblica, abrindo a possibilidade de identidade do ex-bíblica Zeb `OIM.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Freedman, David Noel; Allen C. Myers, Astrid B. Beck Eerdmans Dictionary of the Bible Wm B. Eerdmans Publishing, 2000 ISBN 978-0-8028-2400-4 p137 [1]
  2. Bromiley, Geoffrey W. The International Standard Bible Encyclopedia Wm. B Eerdmans Publishing, 1996 ISBN 978-0-8028-3781-3 p381 [2]