Babi Xavier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Babi Xavier
Babi Xavier
Nome completo Anna Bárbara da Fontoura Xavier
Nascimento 6 de julho de 1974 (40 anos)
Niterói, Rio de Janeiro
Nacionalidade  brasileira
Ocupação Atriz, apresentadora, modelo e cantora
Página oficial
IMDb: (inglês)

Anna Bárbara da Fontoura Xavier[1] (Niterói, 6 de julho de 1974), conhecida artisticamente como Babi Xavier, é uma atriz, apresentadora, modelo, cantora e escritora brasileira.

Infância e adolescência[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Niterói, onde morou até os 22 anos. Na adolescência, começou a vender cosméticos para as amigas e dar aulas de inglês para crianças, mas sonhava em um dia ser apresentadora. Aos 14 anos, já fazia parte do elenco de apoio do programa Milk Shake apresentado por Angélica, na extinta Rede Manchete. Cursou Letras na UFF e estudou Teatro no Diretório Central dos Estudantes com a atriz Françoise Forton e com o diretor Delson Antunes. Ao fim do curso, Babi e sua turma formanda apresentaram, no teatro da UFF, a peça clássica "Nossa Cidade"

Começou a trabalhar como modelo no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde participou de muitos comerciais, desfiles de moda e clipes musicais. Além disso, passou cursar interpretação para a TV nas escolas Studio Escola de Atores, Oficina de Atores da Globo, Artes Cênicas, Casa da Gávea e Casa das Artes.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Estreou na TV na novela Perdidos de Amor em 1996 na Band.[2] Depois, em 1997 atuou na novela Por Amor, na Rede Globo.[2] Um ano depois, foi escolhida para apresentar o telejornal Sintonia Fina, onde aprendeu o ofício de apresentadora e resgatou seu apelido de infância, Babi.[2]

No ano seguinte, somou ao seu trabalho o cargo de apresentadora da MTV Brasil, onde teve seu destaque com o programa MTV Erótica, em que conversava juntamente com o médico Jairo Bouer, sobre sexualidade e comportamento.[2] Na emissora completou suas atividades a frente dos programas Mochilão Abrolhos e Supermodel.[2]

Em 2000, mudou-se para São Paulo, onde comandou o Programa Livre no SBT até o final de 2001 em que também apresentou programas especiais para a Disney, nos parques de Orlando, Flórida e para o Teleton.[3] Na emissora também apresentou o reality show Ilha da Sedução foi a primeira mulher a apresentar esse programa no mundo.[4]

Em abril de 2002 lançou o livro E Aí, Um Papo Aberto Entre A Gente, onde são abordados diversos assuntos comuns no cotidiano feminino adolescente.[5] Em outubro desde mesmo ano, lançou o seu primeiro e único CD, Do Jeito Que Eu Quero, sem muita divulgação e êxito.[5]

Em setembro de 2003, estrelou na capa da revista Playboy, com vendas significativas.[6]

Em 2004 a Babi atuou no longa-metragem Korda, de Marcus Andrade,[7] e no curta-metragem Corrompendo Paulo, de Patrícia Freitas e Thiago Morena.[7] E tornou a ser apresentadora da SKY desta vez com o telejornal Sintonia SKY.[8] Em 2005, ainda com seu programa na SKY, começa a produção e os ensaios de sua primeira peça de teatro profissional, Negócios Inacabados do autor Cyrano Rosalém.[8] Em outubro do mesmo ano Babi Xavier volta a teledramaturgia na novela Bang Bang na Globo, onde teve uma participação apagada.[9]

Em 2006, Babi participa da Dança dos Famosos, concurso do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, ficando entre os finalistas da atração.[10] Em agosto do mesmo ano é contratada pela Rede Record, atuando na novela Vidas Opostas.[11]

Em 2008 ela participa da novela Os Mutantes - Caminhos do Coração, sendo antagonista,[12] e apresentou na mesma emissora o especial As 10+ Sertanejas.[13] Em 2009 Babi ainda participou da primeira edição do reality show A Fazenda na Rede Record onde foi a segunda eliminada do jogo, com alta porcentagem de rejeição do público.[14] Causou polêmica devido a um affair que teve na casa com o modelo Miro Moreira e um estranhamento com a cantora Danni Carlos.[15]

Em 2010, Babi Xavier foi a Official Hostess do Red Carpet do LABRFF - Los Angeles Brazilian Film Festival - e teve um de seus filmes, The Meeting, de Roberto Jabour, exibido, concorrendo na categoria de melhor curtametragem falado em inglês.[16]

Em 4 de setembro de 2011, renovou o seu contrato com a Rede Record por 5 anos.[17] Em 2012 e 2013, gravou a minissérie José Do Egito, em que interpretou Elisa, a esposa de Judá, para a Rede Record, com cenas gravadas no deserto do Atacama, no Chile. Em 2013, foi Hostess do LABRFF FILM FESTIVAL pela terceira vez, no Red Carpet , entrevistas com filmakers e indicados e cerimônia de Premiação. Tudo ao vivo pelo canal do LABRFF no YouTube. No dia 03 de outubro de 2013, estreou no Teatro com a comédia romântica "100 Dicas pra Arranjar Namorado", de Daniele Valente e Cacau Hygino, ao lado do ator Ricardo Martins.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Babi já atuou em cinco telenovelas.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

  • 1996 - Nossa Cidade
  • 2013 - "100 Dicas pra Arranjar Namorado"

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • 1999 - Manuelita (Dublagem): mãe
  • 2004 - Corrompendo Paulo .... cliente do banco
  • 2004 - Korda
  • 2006 - Retratos .... farmacêutica
  • 2009 - Filme "The Meeting" personagem: mãe

2010 - Filme Curta "Onírico" .... Dominique Bourelli

Livros[editar | editar código-fonte]

  • 2002 - E Aí, Um Papo Aberto Entre A Gente - Editora Gente

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Vendas Certificação
2002 Do Jeito Que Eu Quero Universal Music - 15.000

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Babi foi casada com analista de sistemas Felipe Correa, com quem teve a filha Cinthia.[18]

Referências

  1. Conheça os nomes reais dos famosos Terra
  2. a b c d e TV Press (20 de janeiro de 2002). "Nunca fiz teste do sofá", diz Babi Xavier (em português) Terra. 1 pp. Notícias.Terra. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Babi Xavier tem a sensação de ter vivido muitas vidas numa só. Até agora, a niteroiense que vive a batalhadora advogada Patrícia em Vidas Opostas, na Record, soma onze anos de carreira. "Nunca fiz teste do sofá", disse."
  3. TV Press. ENTREVISTA BABI XAVIER (em português) Bem Leve. 1 pp. Bem Leve - Bolsa de Mulher. Página visitada em 5 de setembro de 2011. ""Se o Erótica foi o meu bebê, o Programa Livre foi um adolescente, com sua própria história de vida, filho do querido e admirado Sérgio Groisman, que ficou, mais tarde, sob minha tutela. Parece que eu fiquei responsável por manter seus valores e apontar-lhe novas possibilidades. Acredito ter sido bem sucedida nos meus esforços. Quantas saudades!…..""
  4. Babi vai apresentar o Ilha da Sedução (em português) Terra. 1 pp. Ilha da Sedução (2 de agosto de 2002). Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Babi vai comandar o reality show Ilha da Sedução. Saiba mais sobre a carreira da apresentadora:"
  5. a b TV Press (7 de junho de 2008). "Quero ter um programa na Record", afirma Babi Xavier (em português) TV Press. 1 pp. Diversão.Terra. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Experimentar é com Babi Xavier. Ela já trabalhou como modelo, lançou o disco Do Jeito Que Eu Quero, escreveu o livro E Aí, Um Papo Aberto Entre a Gente e apresentou programas bem-sucedidos e fracassados na TV."
  6. Gostozuras.Com (10 de setembro de 2003). Babi Xavier, Na Playboy Setembro de 2003 (em português) Playboy. 1 pp. Gostozuras.com. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Em setembro de 2003, estrelou na capa da revista Playboy, com vendas significativas."
  7. a b Babi Xavier (1 de junho de 2010). E aí?Tem show em Agosto na FAAP, São Paulo! Dia 07, estaremos festejando com todos!! (em português) O Globo. 1 pp. Babi Xavier: Blog Log. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "A parceria da cantora, apresentadora e atriz Babi Xavier com a banda de pop rock Cowbell teve início há 3 anos com um show incrível na prestigiada casa de shows paulista Na Mata Café. Após um convite despretensioso por parte da banda, a casa lotada assistiu ao nascimento de uma parceria de sucesso."
  8. a b Cesar Chiquini (6 de julho de 2011). Babi Xavier - Apresentadora - Aniversariantes - Notícias : Universitária (em português) Universitária. 1 pp. Universitária: Aniversariantes. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Babi Xavier, é uma atriz, apresentadora, modelo, cantora e escritora brasileira.Na adolescência,sonhava em ser apresentadora."
  9. Redação Terra (16 de abril de 2006). Babi Xavier vai estrear no teatro, após Bang Bang (em português) TV Press. 1 pp. Diversão.Terra. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Assim que terminarem as gravações de Bang Bang, da Globo, Babi Xavier vai se dedicar ao teatro."
  10. Redação Terra (16 de julho de 2006). Babi Xavier é eliminada da "Dança dos Famosos" (em português) Terra. 1 pp. Diversão.Terra. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "A competição Dança do Famosos, quadro que virou mania no programa global Domingão do Faustão, teve uma nova eliminação neste domingo. A dupla que tem a ex-modelo e atriz Babi Xavier como estrela recebeu as menores notas e não estará na final da competição."
  11. Redação Terra (16 de julho de 2006). Babi Xavier assina com a Record e fará novela na emissora (em português) Terra. 1 pp. Diversão.Terra. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "A apresentadora e atriz Ana Bárbara Xavier, a Babi, fechou contrato com a Record e fará a próxima novela da emissora. A informação é do colunista Daniel Castro da Folha de S.Paulo."
  12. Redação Terra (26 de maio de 2008). Babi Xavier será vilã rejuvenescida em novela (em português) Terra. 1 pp. Gente & TV. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Babi Xavier volta à TV na novela da Record Os Mutantes - Caminhos do Coração. Ela viverá a vilã Juli, a personagem Júlia mais nova."
  13. Luana Borges (29 de setembro de 2008). Além de fazer novela, Babi Xavier apresenta especial de aniversário na Record (em português) UOL. 1 pp. Televisão.UOL. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Babi Xavier, no ar como a Dra. Juli de "Os Mutantes - Caminhos do Coração", da Record, vai ser a apresentadora do "Especial Sertanejo". O programa, que faz parte das comemorações dos 55 anos da emissora, terá as participações de Fafá de Belém, Bruno e Marrone, Fagner, Elba Ramalho, Jair Rodrigues, Daniel, Chitãozinho e Xororó, entre outros."
  14. Luana Borges (20 de julho de 2011). Relembre as musas do reality show 'A Fazenda' (em português) Terra. 1 pp. Diversão.Terra. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Babi Xavier também é uma das musas de 'A Fazenda'. Ela não ficou muito tempo confinada, foi a segunda eliminada"
  15. Luana Borges (15 de junho de 2009). Babi Xavier critica Miro Moreira após deixar "A Fazenda" (em português) Revista Quem. 1 pp. Quem News. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Ao ver vídeo em programa, ela dispara: "Ele nunca tocou meus pelos pubianos"."
  16. Babi Xavier (18 de maio de 2011). E aí? Nessa virada de abril/maio, muitas novidades! (em português) O Globo. 1 pp. Babi Xavier: Blog Log. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Estava eu pacientemente cuidando das lesões-lembrança nos calcanhares - do carnaval que me entitulou musa carioca de 2010."
  17. Patrícia Kogut (4 de setembro de 2011). Mariana Rios voltará à TV em 'A vida da gente' (em português) O Globo. 1 pp. Patrícia Kogut: O Globo. Página visitada em 5 de setembro de 2011. "Babi Xavier acaba de renovar o contrato com a Record por cinco anos."
  18. Da redação (14/03/2014). Após separação, Babi Xavier se muda com filha para Niterói Entretenimento – MSN. Página visitada em 20/03/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Babi Xavier