Bacia leiteira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bacia leiteira é uma região delimitada produtora de leite.[1]

Bacia leiteira do DF[editar | editar código-fonte]

A bacia leiteira do DF foi consolidada pela lei 3.794, de 2 de fevereiro de 2006.[2]

Bacia leiteira de Parnaíba[editar | editar código-fonte]

A bacia leiteira do município de Parnaíba (Piauí) produz aproximadamente 40.000 litros de leite por dia e possui infraestrutura para aumentar mais ainda a produção leiteira.

Em 2001 foi iniciado o Infoleite (Programa de gerenciamento dos rebanhos leiteiros). Este programa descreve as estratégias de ação e os resultados obtidos. A logística política e financeira é de natureza interinstitucional, com participação da Prefeitura, da Universidade Federal do Ceará, do SEBRAE/PI, do Banco do Nordeste do Brasil, da EMATER/PI, da Delegacia do Ministério da Agricultura/PI, da Embrapa Meio-Norte/UEP de Parnaíba e das Indústrias de laticínios Cooperativa Delta e Leite Longá.

Atualmente, esse programa atua em 23 propriedades da bacia leiteira, cuja estratégia de ação constou do cadastro dos animais, acompanhamento semanal e avaliação contínua dos parâmetros zootécnicos. Ao todo estão cadastradas 1.457 matrizes, com uma média de 63,35+50,78 matrizes/fazenda, das quais 66,00+0,20% em lactação.[3]

Bacia leiteira de Alagoas[editar | editar código-fonte]

A bacia leiteira de Alagoas[4] abrange uma área de 2.782,90 Km² e é composto por 11 municípios: Cacimbinhas, Major Isidoro, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar.

A população total do território é de 124.670 habitantes, dos quais 59.028 vivem na área rural, o que corresponde a 47,35% do total.

Possui 8.657 agricultores familiares, 357 famílias assentadas e 12 comunidades quilombolas.

Seu IDH médio é 0,58.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre pecuária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.