Badger da Silveira
| Badger da Silveira | |
|---|---|
| Governador do Rio de Janeiro |
|
| Mandato | de 31 de janeiro de 1963 a 1.º de maio de 1964 |
| Antecessor(a) | Luís Miguel Pinaud |
| Sucessor(a) | Cordolino José Ambrósio |
| Vida | |
| Nascimento | 1916 Bom Jesus do Itabapoana |
| Morte | 9 de maio de 1999 (83 anos) |
| Dados pessoais | |
| Partido | PTB |
| Profissão | político |
Badger Teixeira da Silveira (Bom Jesus do Itabapoana, 1916 — 9 de maio de 1999) foi um político brasileiro.
Era irmão do ex-governador Roberto Silveira e tio do político Jorge Roberto Silveira, quatro vezes prefeito de Niterói.
Badger, um dos fundadores do PTB fluminense, foi delegado de polícia e vereador na cidade de Resende e quando da ascensão de seu irmão ao governo do estado, foi nomeado secretário de Educação e posteriormente ministro do Tribunal de Contas do estado do Rio.
Após a morte de seu irmão num acidente aéreo e dos "governos-tampão" de José de Carvalho Janotti e Luís Miguel Pinaud é eleito governador do estado do Rio nas eleições de 1962. Aliado do ex-presidente João Goulart, perdeu o mandato logo após o Golpe Militar de 1964, tendo seus direitos políticos cassados mesmo havendo negado qualquer envolvimento com movimentos subversivos e reafirmando sua fé católica, nas suas últimas tentativas de se manter no poder.
Após a votação do seu impedimento pela Assembléia Legislativa fluminense, foi substituído pelo General Francisco Torres, nomeado pelo presidente Castelo Branco. Teve ainda seus direitos políticos cassados por dez anos com base o AI-1 e retirou-se da vida pública.
| Precedido por Luís Miguel Pinaud |
Governador do Estado do Rio de Janeiro 1963 — 1964 |
Sucedido por Cordolino José Ambrósio |