Bairrada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bairrada é uma sub-região natural situada na Beira Litoral, na Região Centro de Portugal, que compreende integralmente os concelhos de Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro, a maioria do concelho de Cantanhede, Águeda (parte meridional deste município), bem como algumas freguesias dos concelhos de Vagos, de Coimbra e ainda a freguesia de Nariz, já no município de Aveiro.

Caracteriza-se essencialmente pela forte produção vitivinícola, sob a denominação Bairrada (DOC), Denominação de Origem Controlada e sendo também considerada Região Demarcada {espumante}, bem como pelo afamado Leitão Assado à Bairrada e troncos do Buçaco (doces).

Todas as sedes de concelho acima mencionadas possuem a categoria de cidade e ficam no distrito de Aveiro, excepto Cantanhede e Coimbra, que fazem parte do distrito de Coimbra.

Turismo/Termas/Praias[editar | editar código-fonte]

Curia (Termas; Jardim (Parque) (Tamengos, Anadia); Luso (Termas, Aguas do Luso; Buçaco (Floresta; Serra, Cruz Alta) (Mealhada); Praias Atlânticas de Tocha (Cantanhede) e Praia de Mira (Municipio de Mira).

Cidades Principais da Bairrada[editar | editar código-fonte]

(excluindo a cidade de Águeda, geralmente não considerada na Bairrada, devido a sua proximidade do vale do Vouga e Conurbação de Aveiro: Mealhada, Cantanhede, Anadia(freguesia urbana: Arcos) e Oliveira do Bairro.

Vilas Principais[editar | editar código-fonte]

Mira, Praia de Mira (Mira), Sangalhos, Pampilhosa, Luso, Febres, Tocha, Oiã. Nota - o município de Mira (no distrito de Coimbra) é por vezes integrado na Bairrada.

Estações de Comboio principais da Bairrada[editar | editar código-fonte]

Linha do Norte: Pampilhosa, Mealhada, Oliveira do Bairro, Oiã, Mogofores (Anadia), Paraimo/Sangalhos. Linha da Beira Alta: Pampilhosa, Luso/Buçaco. Ramal da Figueira: Pampilhosa, Cantanhede.

Rio(s)/Lagoa(s)[editar | editar código-fonte]

Rio Cértima; Pateira de Fermentelos; Lagoa de Tocha; Pateira de Mira.

Serras[editar | editar código-fonte]

Caramulo; Buçaco {ambas encostas ocidentais ficam em Terras de Bairrada}