Bairro do Limão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Limão
Sede de O Estado de Sao Paulo 01.jpg
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Área: aproximadamente cinco quilômetros quadrados[1]
Dia Oficial: 1º de outubro
Fundação: 1913
Distrito: Limão
Subprefeitura: Casa Verde
Região Administrativa: Nordeste

O Bairro do Limão é um bairro do distrito do Limão, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. É o bairro onde se localiza a escola de samba Mocidade Alegre.

História[editar | editar código-fonte]

Constituído a partir de antigas chácaras, sua urbanização se iniciou principalmente na década de 1930. Em 1939, foi criada a Paróquia de Santo Antônio do Limão. Em 1964, tornou-se subdistrito do município de São Paulo. Em 1953, foi fundada a Sociedade Amigos do Bairro do Limão.[1]

Infraestrutura e Serviços[editar | editar código-fonte]

Conjunto habitacional

O Limão conta com uma boa infraestrutura de transportes, possuindo amplas avenidas, das quais se destacam a Avenida Inajar de Souza (no limite oeste com a Freguesia do Ó), a Avenida Celestino Bourrol, a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, a Avenida Nossa Senhora do Ó e a Avenida Deputado Emílio Carlos. Há também um posto de saúde, próximo ao Hospital de Vila Nova Cachoeirinha, indústrias, um grande número de residências, escolas públicas e particulares e variados serviços, tendo acesso bastante facilitado pela Via Professor Simão Faiguenboim.

É vizinho de importantes bairros, como a Lapa, a Barra Funda, a Freguesia do Ó, Pompeia e Casa Verde.

Há um projeto de construção de uma estação de metrô em 2016 na região da Freguesia do Ó, vizinha do bairro, o que beneficiará em muito toda a região. Atualmente, há um grande número de condomínios de edifícios sendo construídos na região.

Tem, como principais instituições de ensino, as escolas particulares Colégio Padre Moye, Colégio Van Gogh, Colégio Silvio Gonzalez e as escolas públicas Paulo Setúbal, Luiz Gonzaga Righini, Visconde de Taunay, Matilde Macedo Soares, Angelina Madureira e Tarcísio Álvares Lobo.

Empresas[editar | editar código-fonte]

O bairro é sede de importantes empresas, tais como o jornal O Estado de São Paulo, o jornal esportivo Lance!, o hipermercado Carrefour, o Colégio Padre Moye e a Rádio Atual.

Turma da Mônica[editar | editar código-fonte]

Os personagens das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica moram no fictício "Bairro do Limoeiro", numa provável alusão ao bairro, uma vez que Mauricio sempre ia no bairro. [1]

Referências

  1. a b c [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.