Baixa Navarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Baixa Navarra (em francês Basse-Navarre; em basco, Nafarroa Beherea) é uma das sete províncias do País Basco histórico e um dos três territórios históricos bascos situados na França (sendo os outros dois: Labourd e Soule), que formam o chamado País Basco francês, parte menor do território histórico do País Basco.

Assim como os antigos viscondados de Labourd, Soule e Bearn, atualmente, a Baixa Navarra faz parte do departamento dos Pirineus Atlânticos.

Até 1512, fez parte do Reino de Navarra, juntamente com a Alta Navarra (atual Comunidade Foral de Navarra), que, naquele ano, foi conquistada por Fernando II de Aragão e incorporada ao Reino de Castela.

A Baixa Navarra foi a única província do Reino de Navarra que a Espanha não anexou definitivamente em 1515. Permaneceu com instituições e leis próprias como parte dos domínios da casa de Foix e foi incorporada à França quando Henrique de Navarra assumiu a coroa francesa. Assim, os reis da França se intitularam "Reis da França e Navarra". Mesmo após a união do reino de Navarra à França, puramente dinástica, Navarra conservou sempre suas próprias instituições (assim, quando Luís XV convocou os Estados Gerais, Navarra não enviou formalmente representante à assembleia, de forma independente, enviou o seu Cuaderno de agravios (caderno de queixas) diretamente a Luís XV (que era também rei de Navarra). No entanto, o seu estatuto diferenciado dentro da Coroa terminou com a Revolução Francesa, em 1789

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Baixa Navarra


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre História da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.