Baixo-saxão neerlandês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Baixo-saxão nos Países Baixos

Baixo-saxão neerlandês (Baixo-saxão neerlandês: Nedersaksisch) é um grupo de dialetos do baixo-saxão falados na região nordeste dos Países Baixos. A classificação "baixo-saxão neerlandês" não é unânime. Do ponto de vista diacrônico, os dialetos do baixo-saxão neerlandês são apenas os dialetos do baixo-saxão que são nativos das regiões dos Países Baixos. Do ponto de vista estritamente sincrônico, no entanto, alguns lingüistas classificam o baixo-saxão neerlandês como uma variação do neerlandês.[1] Alguns dialetos do baixo-saxão neerlandês demonstram características da Vestefálica, um dialeto baixo-alemão falado no oeste da Alemanha.

Os Países Baixos reconhecem o baixo-saxão oficialmente como língua regional e o dão um apoio limitado, tal como expressa no segundo capítulo da Carta Européia das Línguas Regionais ou Minoritárias. O código de língua (ISO 639-2) do baixo-saxão é nds. Em 2006, foi estabelecida a Wikipédia em baixo-saxão neerlandês.

Referências

  1. [Hermann Niebaum/Jürgen Macha: Einführung in die Dialektologie des Deutschen, 2., neubearbeitete Auflage, Tübingen: Max Niemeyer, 2006, p. 221
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.