Baixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Baixo (desambiguação).

O baixo ou contrabaixo, também conhecido como guitarra baixo ou mesmo viola baixo em Portugal, é um instrumento musical que apresenta características harmônicas e melódicas, responsável, dentre outras funções, por fazer a ligação entre instrumentos harmônicos e melódicos (guitarra, violão, teclado/piano, saxofone) com os instrumentos percussivos (bateria, percussão). Pode ser acústico ou elétrico.

O nome baixo pode ser dado também a específicos modelos de clássicas, mas que possuem timbre um pouco mais grave que a clássica tradicional; esta baixo clássica é afinada uma quarta abaixo da tradicional, e não pertence a família dos baixos.

Variedades

Entre os baixos mais comumente encontrados estão as seguintes variações:

Baixo elétrico

Ver artigo principal: Baixo elétrico

O baixo ou baixo elétrico, que pode ser encontrado na maioria das bandas de rock, pop, jazz; possui corpo sólido e captadores para amplificar o seu som. O baixo elétrico é um instrumento relativamente novo em comparação ao baixo acústico. Lançado no fim de 1951, a criação de Leo Fender ajudou a resolver muitos problemas dos baixistas existentes até então. A revolucionária versão do instrumento musical no século XX foi inspirado na guitarra elétrica Telecaster. Fender batizou o primeiro baixo elétrico de Preconício e era um Precision bass.

Contra Baixo

Ver artigo principal: contrabaixo

É o instrumento que deu origem ao baixo elétrico e é comumente utilizado em peças orquestrais, na música erudita e no jazz. É tocado na vertical utilizando vara ou simplesmente o pizzicato, o corpo tem o mesmo formato do instrumentos da família dos violinos, porém pode chegar a ter 1,80m de altura, além de ter cordas específicas para ele e escala sem trastes. Alguns modelos são eletrificados apresentando captadores dentro da caixa acústica e outros modelos desses baixos verticais são totalmente elétricos. Eles são um pouco menores já que não tem a necessidade da caixa acústica avantajada.

Baixolão (bras.)

Ver artigo principal: Baixo acústico

É uma versão similar um violão mas com o corpo e braço um pouco maiores, pode ser tocado na mesma postura acústica do violão, onde o músico permanece com o baixo acústico descansando sobre suas pernas na posição horizontal com o músico sentado ou sustentado por uma correia se tocado em pé. Um bom exemplo de baixista que se destaca nesse instrumento é Steve Harris do Iron Maiden que utiliza esse instrumento em algumas músicas durante as apresentações da banda.

Jaco Pastorius, um expoente do estilo fretless

Sem trastes ou fretless

Ver artigo principal: Fretless

Fretless ("sem traste") é o nome na língua inglesa para o contrabaixo sem os trastes, estes "ferrinhos" que dividem o braço do instrumento em semitons. O modelo sem trastes é comum entre os contrabaixos clássicos (que fazem parte da seção dos instrumentos de cordas em uma orquestra) e também pode ser encontrado entre os baixos elétricos.

Cordas

Existem baixos com a mais diversas quantidade de cordas. Pode chegar a ter 18 cordas. Porém, os mais comuns possuem quatro as quais geralmente são em uma oitava abaixo do violão. As afinações mais comuns são:

(Considerando da corda mais aguda para a mais grave)

Em baixos de 4 cordas:

Sol (G), Ré (D), Lá (A) e Mi (E).

Em baixos de 5 cordas tem duas afinações muito comuns que variam de acordo com a corda adicionada sendo à 1ª ou à 5ª:

Sol (G), Ré (D), Lá (A), Mi (E) e Si (B) (afinação padrão)

Dó (C), Sol (G), Ré (D), Lá (A) e Mi (E)


Em baixos de 6 cordas:

Dó (C), Sol (G), Ré (D), Lá (A), Mi (E) e Si (B)

Em baixos de 7 cordas tem a mesma afinação padrão do baixo de 6 cordas porém acrescentada de uma corda mais aguda seguindo a afinação em quarta das outras cordas:

Fá (F)

Baixos com cordas duplas e triplas

Possuem as mesmas afinações dos baixos com cordas simples porém em duplicatas ou triplicatas, portanto, um baixo com seis cordas em triplicatas chega a 18 cordas.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.