Bakuman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Bakuman
バクマン
Capa do primeiro volume do mangá.
Gênero Comédia, Cotidiano, Romance, Escolar
Mangá
Bakuman
Autor Tsugumi Ohba e Takeshi Obata [1]
Editora(s) Japão Shueisha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Editora JBC[2]
Data de publicação 11 de agosto de 2008[3]  – 23 de abril de 2012
Volumes 20 (Lista de Volumes)
Anime
Direção Kenichi Kasai e Noriaki Akitaya
Estúdio J.C. Staff[4]
Exibição original 2 de outubro de 2010 [1]  – 2 de abril de 2011
Emissoras de TV Japão NHK [1]
Nº de episódios 25
Anime
Bakuman II
Direção Kenichi Kasai, Noriaki Akitaya
Estúdio J.C. Staff
Exibição original 1 de outubro de 2011 – 24 de março de 2012
Emissoras de TV JapãoNHK
Nº de episódios 25
Anime
Bakuman III
Direção Kenichi Kasai e Noriaki Akitaya
Estúdio J.C. Staff
Exibição original 6 de outubro de 2012 – 30 de março de 2013
Emissoras de TV JapãoNHK
Nº de episódios 25
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Bakuman, estilizado como Bakuman。 (バクマン。?) é um mangá escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata.[4] O primeiro capítulo foi lançado no Japão no dia 11 de agosto de 2008.[5] Bakuman é a história de dois garotos do 9º ano que querem se tornar mangakás. Os personagens principais incluem Moritaka Mashiro (真城最高, Mashiro Moritaka?), que é um desenhista, e Akito Takagi (高木秋人, Takagi Akito?), que é um roteirista. Os primeiros capítulos alternam situações de drama adolescente com informações sobre a história do mangá e sobre os aspectos técnicos da criação dos mesmos. Durante toda a produção há citações de várias séries de sucesso da Shonen Jump (da Shueisha). A segunda temporada do anime começou a ser exibida em outubro de 2011. A terceira foi transmitida no mesmo mês, em 2012[6] .

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Bakuman começa com Moritaka Mashiro, um estudante do ginásio, que esquece o seu caderno com um desenho de sua paixão e colega de classe, Miho Azuki, em sua sala de aula. Quando ele percebe e volta para a sala de aula depois da escola, seu colega, Akito Takagi, está esperando por ele com o caderno em mãos, e diz a ele que ele acredita que Azuki gosta de Mashiro também. Mashiro acaba pensando que Takagi também gosta de Azuki. Takagi, então, tenta convencer Mashiro para se tornar um mangaká (quadrinista de mangá) e o chama para ilustrar as histórias que ele escreve. No entanto, Mashiro, é relutânte à desilusão com a sociedade moderna e o destino de seu tio, um antigo mangaká que morreu por excesso de trabalho, enquanto tentava recuperar seu status.

Mais tarde, Takagi chama Mashiro dizendo para ele se confessar à Azuki. Mashiro corre até a casa de Azuki para encontrar Takagi, e logo em seguida, ele revela á Azuki e confessa a ela que ele e Mashiro são destinados a serem mangakás. Mashiro, surpreso, descobre que ela quer ser uma seiyū (dubladora) e, lembrando das desventuras românticas de seu tio, propõe Azuki em casamento, sob a condição de que eles só se casem depois de alcançarem seus sonhos. Com a sua auto-estima renovada, Mashiro expõe a tornar esse sonho realidade. Seu objetivo é ter a voz de Azuki dublando a heroína na adaptação do anime de seu mangá. Para ter a maior probabilidade de sucesso, ele e Takagi votam para se serializarem na revista semanal Weekly Shōnen Jump e tentar criar o mangá mais popular para a revista.

Depois de enviar vários one-shots para Shueisha, Mashiro e Takagi começam sua série publicada pela primeira vez, chamada "Detective Trap" (ou Detetive Armadilha), que acabou por ser cancelado devido a sua popularidade em declínio. Pouco tempo depois eles começam a trabalhar em sua próxima série, "Go Daihatsu Tanto!", Um gag mangá (Mangá de comédia). Decidindo que a série nunca seria popular, os garotos desistem de Daihatsu Tanto, e começam a trabalhar em sua nova série, PCP - Perfect Crime Party. A série vira um grande sucesso, mas não consegue ficar em primeiro lugar nos questionários. Assim Mashiro e Takagi decidem passar "PCP" para uma revista mensal e começam uma nova série semanal: "Reversi".

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Moritaka Mashiro

É o protagonista e desenhista. É um garoto desiludido com a vida, pensando que tem de seguir os passos convencionais para se tornar alguém na vida. Está no 9° ano do ginasio e tem um amor platônico por Azuki Miho, sua colega de classe. Ao voltar para casa, ele esquece seu caderno de matematica na escola e decide voltar para pegar. Lá, ele escontra Akito Takagi, outro colega de classe, sentado numa carteira segurando seu caderno. Takagi fala que o estava esperando e diz que os desenhos que Mashiro fazia eram muito bons e lhe propoe fazerem um mangá juntos. Mashiro inicialmente reluta, mas após Takagi o convencer muito, ele decide se tornar um mangaká. Seu objetivo em se tornar um mangaká se torna ainda mais uma obrigação depois que ele descobre que Azuki quer se tornar uma dubladora. Depois disso, ele e Takagi se tornam melhores amigos e parceiros de trabalho.

Akito Takagi

É outro protagonista e escritor. Takagi é um garoto popular na escola por tirar as melhores notas. Após encontrar o caderno de Mashiro e o convencer a se tornarem mangakas, Takagi acaba se tornando o melhor amigo de Mashiro. Ele tem preferências em escrever sobre histórias de mistérios, seu ponto forte. Takagi é otimista e direto, sempre tentando ter novas idéias para um mangá e também ajudando Mashiro, principalmente quando Azuki é o assunto. Mais tarde, acaba namorando (ainda que forçado) com Miyoshi, outra garota do colegial.

Nobuhiro Mashiro

O tio de Mashiro, era mangaká e teve um anime chamado Superhero Legend. Apesar dos esforços, nunca conseguia ficar em primeiro lugar na Jump e se esforçava muito para conseguir. Mashiro, quando pequeno, o visitava para fazer companhia e se inspirava no tio para criar seus próprios desenhos. No entanto, por causa do esforço e excesso de trabalho, Taro acabou falecendo, deixando seu apartamento como todo o seu material de desenho. Taro, assim como Mashiro, tinha um amor platônico pela mãe de Azuki, mas eles nunca se declararam.

Miho Azuki

É o amor de Mashiro e colega de classe. Timida e reservada, Azuki nunca chegou a trocar palavras com Mashiro, mesmo estando na mesma classe. Ela gosta dele, mas sempre fica envergonhada ao vê-lo. Com o tempo e a ajuda de Takagi, Ela troca algumas palavras com Mashiro e revela a ele que seu sonho é ser dubladora. Eles decidem se casar quando realizarem seus sonhos e também só irão se falar quando esse dia chegar. Porém, quando eles terminam o colegial, Azuki é transferida para outra escola. Desde então, ela e Mashiro trocam e-mails pelo celular, mas não frequentemente.

Kaya Miyoshi

Melhor amiga de Azuki e, mais tarde, namorada de Takagi. Energética e valentona, ela adora esportes, luta Karatê e Boxe e costuma bater em Takagi quando ouve uma resposta que não quer ouvir. Apesar das brigas, ela ama Takagi e aos poucos se torna menos agressiva. Dá o maior apoio para Mashiro e Takagi se tornarem mangakás e também no relacionamento entre Mashiro e Azuki. Apesar dela não gostar do meio como os dois se tratam, ela respeita a decisão de ambos. Miyoshi se oferece para ajudar sempre que precisar, mesmo limpando o estudio deles ou nos desenhos.

Eiji Niizuma

Um gênio que conseguiu ganhar dois prêmios da Akamaru Jump com apenas 16 anos. Apesar de sua aparência e gestos, Niizuma é um excelente desenhista e tem seus próprios métodos de desenhos, como fazer barulhos com a boca e micagens enquanto desenha, ao ritmo de musica bem alta. Quando conhece Ashirogi Muto (pseudonimo de Mashiro e Takagi), ele se torna amigo e rival dos dois. Está sempre desenhando, não importa a situação e extremamente rápido. Seu editor, Yujiro Hattori, é um tanto submisso ao comportamento de Niizuma, mas faz seu trabalho sem se preocupar muito, pois sabe que Niizuma é um gênio.

Akira Hattori

Editor de Mashiro e Takagi, trabalha na Weekly Shonen Jump. Ao ver os manuscritos dos dois, percebe que ambos tem potencial e resolve ajudá-los a progredirem. Apesar de ajudá-los, ele reluta a idéia de ambos seguirem com uma serie pelo fato deles ainda estarem no colegial e isso acabar prejudicando seus estudos. Apesar disso, Mashiro e Takagi se esforçam e conseguem impressioná-lo. Tem o hábito de fumar cigarros na varanda da empresa.

Shinta Fukuda

Desenhista do one-shot Cavaleiro Kiyoshi, conhece Mashiro no estudio de Niizuma. Esta a maior parte do tempo estourado, principalmente quando fala com seu editor, Yujiro. Fukuda tem o sonho do seu name se tornar uma serie e faz o possível para ser o numero 1. Apesar de tomar Niizuma e Mashiro como rivais, Fukuda ajuda-os nos desenhos e sobre os métodos que a jump segue. Também costuma inferiorizar Nakai, que é mais velho que ele.

Takuro Nakai

Um homem de 35 anos que ajuda Niizuma no estudio. Sempre é inferiorizado por Fukuda e se deprime por não conseguir fazer seu manga ser o numero 1. Nakai tem como ponto forte, fazer os cenários, deixando qualquer um impressionado. Apesar de estar no ramo do manga há muito tempo, ele não conseguiu desistir de seu sonho, se tornar um mangaká. Ele desabafa com Mashiro quando este vai ajudar Niizuma no seu estudio, falando sobre sua vida e porque esta deprimido. Mais tarde, resolve se juntar a Ko Aoki, uma outra desenhista que prefere escrever sobre contos de fada, mas também tem uma queda por ela.

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá de Bakuman estreou em 11 de Agosto de 2008 na revista Weekly Shonen Jump e durou até abril de 2012. O mangá obteve ótimos índices de popularidade nos questionários destinados ao público da revista. Teve ao todo 176 capítulos que foram compilados em 20 volumes encadernados.

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime Bakuman teve sua estréia no dia 2 de outubro de 2010 e inicialmente eram previstos 25 episódios, mas foi anunciado que haveria uma segunda temporada.[7] Uma terceira temporada também foi confirmada, e sua estreia foi em 6 de outubro de 2012. O anime acabou no episódio 25 da 3º temporada.[8]

Trilha Sonora

Aberturas

  • "Blue Bird", por Kobukuro (1º Temporada)
  • "Dream of Life", por Itou Souhei (2º Temporada)
  • "Moshimo no Hanashi", por nano.RIPE (3º Temporada)
  • "23:40", por Hyadain feat. Base Ball Bear (3° Temporada)

Encerramentos

  • "BAKUROCK ~Mirai no Rinkakusen~", por YA-KYIM (1º Temporada, episódios 01-13)
  • "Genjitsu to iu Na no Kaibutsu to Tatakau Mono Tachi", por Yu Takahashi (1º Temporada, episódios 14-24)
  • "monochrome rainbow", por Tommy heavenly6 (2º Temporada, episódios 01-16)
  • "Parallel", por Fumiya Sashida (2º Temporada, episódios 17-24)
  • "Pride on Everyday", por Sphere (3º Temporada, episódios 01-13)
  • "Yume Sketch", por JAM Project (3º Temporada, episódios 14-26)

Referências

  1. a b c Maximum Cosmo, acessado em 3 de outubro de 2010.
  2. Bakuman chegou Henshin.
  3. Henshin, acessado em 3 de outubro de 2010.
  4. a b NHK
  5. Death Note Creators Confirmed to Launch Bakuman Manga Anime News Network (2008-08-03). Visitado em 2008-08-22.
  6. Bakuman ganha mais uma temporada Anime Blade.
  7. ANMTV (16 de dezembro de 2010). Anunciada segunda temporada de Bakuman. Visitado em 16 de dezembro de 2010.
  8. ANMTV (17 de dezembro de 2011). Bakuman: terceira temporada terá 25 episódios. Visitado em 18 de dezembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]