Balanço Geral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Balanço Geral (Paraná))
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Balanço Geral
Balanço Geral Bahia (primeira versão)' (BR)
Logotipo do programa, exibido até 2012
Informação geral
Formato Programa jornalístico
Gênero Jornalismo
Duração Variável
Criador(es) Alfredo Raimundo Filho, Carlos Borges e Pedro Irujo
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Douglas Tavolaro
Produtor(es) Diversos
Apresentador(es) Diversos em cada Estado
Tema de abertura Balançando Geral (SP)
Instrumental (Demais Praças)
Exibição
Emissora de
televisão original
Rádio Sociedade da Bahia (1979) - TV Itapoan (1985)
Formato de exibição 1080i (HD) (BA, SE, SP, RJ, PA, RS)
480i (SD)
Transmissão original 1979 (Rádio Sociedade da Bahia) - 1985 (Tv Itapoan, atual Record Bahia)
Cronologia
Programas relacionados Cidade Alerta

Balanço Geral é um formato padrão de programas jornalísticos locais, criado na Bahia e difundido pelo país, após os anos 2000, com forte apelo popular. Dependendo da localidade, pode ser exibido pela manhã, no horário do almoço ou também aos sábados, pelas emissoras filiais e afiliadas à Rede Record. Possui versões nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo elas locais, regionais ou estaduais.

O programa Balanço Geral surgiu em Salvador, inicialmente na Rádio Sociedade da Bahia em 1979, logo após a emissora ser vendida pelo Diários Associados, do empresário de comunicação Assis Chateubriand, para o Sistema Nordeste de Comunicação, do empresário Pedro Irujo, sendo apresentado inicialmente pelo radialista e repórter Guilherme Santos. Após o sucesso da versão radiofônica em toda a Bahia, criou-se a sua versão para a televisão em 1985, por Alfredo Raimundo Filho (considerado o maior administrador de emissoras de rádio do país), Carlos Borges e Pedro Irujo. Neste primeiro momento, tornou-se âncora do programa o radialista e ex-prefeito de Salvador, Fernando José (in memorian), e como repórter de rua, além de produtor, Guilherme Santos, que devido ao grande sucesso na atração tornou-se o terceiro vereador mais votado de Salvador em 1988.

Seu atual formato varia em cada emissora:

  • Jornalismo-entretenimento: muito usado no Balanço Geral de São Paulo e de Minas Gerais
  • Jornalismo-comunitário: muito usado no Balanço Geral de Goiás, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
  • Telejornal policial: usado em maioria das praças, com destaque para as versões do Rio de Janeiro (exceto Campos), Espírito Santo e nos estados das regiões Norte e Nordeste, e região Centro-Oeste (exceto Goiás)
  • Jornalismo social e político: usado no Balanço Geral da Bahia, sendo que a edição vespertina é adotado o jornalismo policial devido o mesmo ser evolução Se Liga Bocão, antigo telejornal policial da Record Bahia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Salvador, pela Record Bahia, é exibido em quatro versões. A primeira versão é o Balanço Geral Manhã, apresentado por Raimundo Varela, resumindo as principais notícias do dia anterior e mantendo um conteúdo mais leve, devido ao horário, porém a grande característica e principal fonte de valorização do programa são os comentários, com características radialísticas, do apresentador do programa. A segunda versão é o Balanço Geral Tarde, apresentado por Zé Eduardo (ex-Se Liga Bocão), e que resume as notícias mais fortes do dia anterior, apresenta as principais notícias do dia e repercute temas de impacto social e político. A terceira versão é o Balanço Geral Especial, exibido aos sábados e apresentado por Analice Salles, onde, além de matérias policiais, faz uma grande repercussão das principais notícias da semana. Já a quarta versão é o Balanço Geral nos Bairros, um grande evento mensal do qual são unidos todos os apresentadores e principais repórteres do programa em um bairro popular de Salvador ou de algum município da Região Metropolitana, numa estrutura de palco com apresentação de bandas e a junção de diversos órgãos e entidades do governo que prestam serviços a população em relação a documentação, jurídico, assistência social e saúde.

Em São Paulo, é exibido desde 3 de dezembro de 2007[1] e atualmente está em duas edições: às 6 horas da manhã, apresentado pelo Jornalista Luiz Bacci, e ao meio-dia, ancorado por Reinaldo Gottino.

No Rio de Janeiro, é transmitido desde 2005. Teve Wagner Montes como apresentador durante dez anos. Atualmente também tem duas edições, às 6 horas e 30 minutos da manhã com Lívia Mendonça e ao meio-dia com Gustavo Marques.

Desde 2005 o programa é exibido na Record Minas. Atualmente é apresentado por Mauro Tramonte, com o nome de Balanço Geral MG. Em outubro de 2012 foi criado o também Balanço Geral MG Manhã com a apresentação de Marcos Maracanã. Atualmente, o mesmo é apresentado por Garcia Júnior.[2]

Em 15 de janeiro de 2007 o programa estreou sua versão local em Brasília, onde é apresentado por Henrique Chaves. No mesmo ano, passou a ter sua versão local também na Record RS, primeiramente com Luiz Carlos Reche, e atualmente apresentado por Alexandre Mota.

Desde 2008, a TV Paranaíba de Uberlândia passou a exibir o Balanço Geral local. Inicialmente o programa era apresentado por Guy Boaventura. Já em 2009 o repórter da casa, Rafael Ferreira, substituiu Guy Boaventura por três meses (o primeiro apresentador saiu da emissora), até a vinda de Marcos Maracanã, o qual assumiu o posto de apresentador por quase dois anos. Em 2011 foi a vez de Raphael dos Anjos assumir o comando do programa, e permanece como apresentador até os dias atuais. O programa é exibido para cerca de 100 municípios.

Ainda em 2008, o programa passou a ser exibido para a Baixada Santista e Vale do Paraíba pela Record Litoral-Vale. Teve como primeiro apresentador o radialista Douglas Gonçalves. Atualmente, é apresentado por William Leite (em Santos) do meio-dia às 13 horas e por Sérgio Cursino (em São José dos Campos) das 13 horas às 14 horas.

Ainda naquele mesmo ano, o Balanço Geral começou a ser exibido também pela RIC TV no Paraná. Em Curitiba, foi apresentado primeiramente por Oséias Miranda e, atualmente, é apresentado por Gilberto Ribeiro. Nesta cidade, enfrenta forte concorrência desde a sua estreia com o programa Tribuna da Massa da afiliada do SBT, a Rede Massa.

Em 2009 estreou a versão capixaba do Balanço Geral e já no primeiro mês de exibição conquistou a liderança de audiência em todo estado do Espirito Santo, com a apresentação de Amaro Neto. Em 2011 Amaro Neto com o Balanço Geral ES se tornou a maior audiência jornalistica policial local do Brasil sendo que em 01/06/2011 exatos dois anos após estreia conquistou a média histórica de 19 pontos no IBOPE com picos de 24 pontos no horário do almoço.

Em Belém, o programa possui uma versão adaptada para a linha policial-investigativa, o Balanço Geral - Casos de Polícia, apresentado primeiramente por Raphael Polito, e atualmente por Marcus Pimenta. A versão comum do jornalístico, o Balanço Geral PA é líder de audiência na capital paraense. O programa, que estreou sob o comando de Valdo Souza, atualmente é apresentado por René Marcelo. Em Santa Catarina, o programa Balanço Geral, após um hiato de alguns anos (durante a troca de filiação da Record no estado - da antiga Record SC para a RIC TV, retorna ao ar em Florianópolis, com a apresentação de Roberto Salum, no dia 30 de setembro de 2013. Atualmente é apresentado por Henrique Zanotto.

Em 28 de abril de 2014, estréia a edição Manhã do Balanço Geral em Brasília apresentado por Bruno José.

No dia 1° de Novembro de 2014, a Record Rio lança a edição especial de sábado do Balanço Geral, com a apresentação de Ernani Alves.

Em 03 de novembro de 2014, o jornalista Amaro Neto reassumiu o Balanço Geral na TV Vitória em Vitória/ES após passagem pela TV Bandeirantes Minas entre 2012 e 2014, e posteriormente disputou a eleição para Deputado Estadual no Espírito Santo sendo eleito nas urnas. O antigo apresentador Fernando Fully passou a apresentar o Alerta Espírito Santo, outro telejornal policial da emissora que serve de "esquenta" para o Balanço Geral exibido logo em seguida.

Em 04 de outubro, surgiram boatos em sites de notícias especializadas em televisão afirmando que o apresentador Wagner Montes estaria deixando o Balanço Geral RJ e a Record Rio devido a divergências políticas. O apresentador se recusou a apoiar o candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (que é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus), pois o partido que o apresentador se filiou é da chapa do candidato Luiz Fernando Pezão. A situação se agravou mais ainda com a derrota de Marcelo Crivella nas urnas, com isso a relação entre o Wagner Montes e a Record Rio teria piorado cada vez mais. Com essa situação, surgiu um novo boato que o SBT estaria negociando com o Wagner como troco a Record por ter tirado apresentador César Filho da emissora. No entanto, Wagner Montes, SBT e Record Rio negaram as informações.

Em Sergipe é apresentado por Cláudio Luís, que fez parte da equipe da Record Bahia durante muitos anos antes de se mudar para a equipe da Record de Sergipe e por Bareta. Já em Alagoas é apresentado por Rafael Alves.

Em 03 de Março de 2015, o apresentador Joslei Cardinot deixa a TV Clube Pernambuco após divergências com a emissora. Com a saída do apresentador, que voltou para a TV Jornal, afiliada do SBT, os programas S.O.S Cardinot e Cardinot Aqui na Clube tem suas nomenclaturas alteradas para S.O.S Pernambuco e Aqui na Clube. A marca Balanço Geral passa a ser utilizada pela emissora pernambucana a partir de 23 de março de 2015, quando estreia a versão pernambucana do jornalístico no horário de 12h as 13h40 com apresentação de Hugo Esteves.

No dia 18 de março, Wagner Montes anuncia a saída defintiva do Balanço Geral no Rio de Janeiro para apresentar a versão carioca do Cidade Alerta. Por isso, Gustavo Marques, antigo apresentador do jornal noturno, assume o vespertino.

Na Paraíba, Fabiano Gomes comanda o Correio Manhã, às 6 horas da manhã, e Samuka Duarte apresenta o Correio Verdade, ao meio-dia, na TV Correio. Os telejornais seguem o padrão editorial do Balanço Geral, mas levam nomes diferentes dos telejornais de outras emissoras. Casos como este ocorrem em outras emissoras como a RIC TV de Santa Catarina com o Jornal do Meio-Dia, TV Cidade de Fortaleza com o Cidade 190 e TV A Crítica de Manaus com o Alô Amazonas.

No dia 28 de março de 2015, a Record Rio deixa de exibir o Balanço Geral Especial. Em abril do mesmo ano, Luiz Bacci retorna a emissora e volta a apresentar o programa, mas dessa vez no Balanço Geral Manhã, no lugar de Fabíola Gadelha, que retorna a Manaus pra concorrer a vereadora, em 2016.

Edições e apresentadores[editar | editar código-fonte]

Em algumas praças, emissoras locais utilizam outros nomes ao invés de Balanço Geral de fato. Exemplos: Cidade 190 (CE), Alô Amazonas (AM), Qual é a Bronca? (MA), Correio Verdade e Correio Manhã (PB), etc.

Local Emissora Programa Apresentador (manhã) Apresentador (tarde) Especial (Sabado)
Brasil Antena parabólica
Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo
TV Record Balanço Geral SP Luiz Bacci Reinaldo Gottino
Bandeira Santos SaoPaulo Brasil.svg Santos
Bandeira SaoJosedosCampos SaoPaulo Brasil 2.svg São José dos Campos
TV Record William Leite (Santos)
Sérgio Cursino (Vale)
Márcio Harrison
Bandeira Bauru.jpg Bauru TV Record Rodrigo Moterani Paulo Soares
Flag of São José do Rio Preto SP.png São José do Rio Preto TV Record Sandro Pires Robson Ricci
BandeiradeFranca.jpg Franca
BandeiraRibeiraoPreto.svg Ribeirão Preto
TV Record Tiago Valentim (Franca)
Rodrigo Pagliani (Ribeirão Preto)
Rafael Pascuim
Flag of Campinas.svg Campinas TVB Jair Duprá
Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro TV Record Balanço Geral RJ Lívia Mendonça Gustavo Marques
Bandeira campos dos goytacazes.jpg Campos dos Goytacazes TV Record Alexandre Tadeu Marcelo Vidal
Bandeira de Belo Horizonte (Minas Gerais).svg Belo Horizonte TV Record Balanço Geral MG Garcia Júnior Mauro Tramonte Garcia Júnior
Hélverte Moreira
Bandeira Uberlandia MinasGerais Brasil.svg Uberlândia TV Paranaíba Raphael dos Anjos
Bandeira GovernadorValadares MinasGerais Brasil.svg Governador Valadares TV Leste Ricardo Assunção
Júlio Sales
Vga bandeira.jpg Varginha RecMinas Fabiano Thibé
Bandeira de Porto Alegre (RS).svg Porto Alegre TV Record Balanço Geral RS Alexandre Mota Rafael Machado
Bandeira de Goiânia.svg Goiânia TV Record Balanço Geral GO Oloares Ferreira Cristiano Castro
Bandeira do município de Jataí.jpg Jataí TV Sucesso Cristiano Castro Abimael Silva
Bandeira Rio Verde(Goiás).jpg Rio Verde TV Sucesso Cristian Gomes
Bandeira belem.jpg Belém TV Record Balanço Geral PA Rogério Spinelli René Marcelo Marcus Pimenta (Casos de Polícia)
Bandeira de Salvador.svg Salvador TV Record Balanço Geral BA Raimundo Varela José Eduardo Analice Salles
Bandeira Itabuna Bahia Brasil.svg Itabuna TV Record Balanço Geral BA Tom Ribeiro
Bandeira do Distrito Federal (Brasil).svg Brasília TV Record Balanço Geral DF Bruno José Henrique Chaves Giulianno Cartaxo, Bruno José ou Dionísio Freitas
Bandeira de Curitiba.svg Curitiba RICTV Balanço Geral PR Gilberto Ribeiro Lúcio André Oliveira
Bandeira de Maringá.png Maringá RICTV Ricardo Souza (Salsicha)
Brasao cascavel.jpg Cascavel
Bandeira Toledo PR.jpg Toledo
RICTV Nery de Mello (Parangolé)
Bandeira CornelioProcopio Parana Brasil.svg Cornélio Procópio
Bandeira londrina.svg Londrina
RICTV Rodrigo Marine
Bandeira de Vitória.svg Vitória TV Vitória Balanço Geral ES Amaro Neto Douglas Camargo
Bandeira de Fortaleza.svg Fortaleza TV Cidade Cidade 190 Evaldo Costa e Vítor Valim
Bandeira de São Luís.svg São Luís TV Cidade Qual é a Bronca? (manhã) Balanço Geral MA (tarde) Jeisael Marx Sérgio Fernandes
Band recife.png Recife TV Clube S.O.S Pernambuco (manhã)
Balanço Geral PE (tarde)
André Estanislau Hugo Esteves
Bandeira de Macapá.svg Macapá TV Equinócio Balanço Geral AP Luís Eduardo Fernandes
Bandeira de Manaus.svg Manaus TV A Crítica Alô Amazonas Wilson Lima Márcio Paes Barreto
Bandeira de Florianópolis.svg Florianópolis RICTV Balanço Geral SC (manhã)
Jornal do Meio-Dia (tarde)
Jornal da Uma (Concórdia e Joaçaba) (tarde)
Henrique Zanotto Hélio Costa
Karem Fabiani
Dino Montez
Tony Borges
BandeiraJoinville.svg Joinville RICTV Helber Sá
Blumenau bandeira.jpg Blumenau RICTV Alexandre José
Bandeira Itajai SantaCatarina Brasil.svg Itajaí RICTV Graciliano Rodrigues
Bandeira de Chapecó.JPG Chapecó RICTV Eduardo Prado
Bandeira de xanxerê.jpg Xanxerê RICTV Gilmar Santini
Bandeira Concordia SantaCatarina Brasil.jpg Concórdia
Bandeira joacaba.jpg Joaçaba
RICTV Éder Luiz
Bandeira de Natal.svg Natal TV Tropical Balanço Geral RN Salatiel de Souza
Bandeira de João Pessoa.svg João Pessoa TV Correio Correio Manhã (manhã)
Correio Verdade (tarde)
Fabiano Gomes Samuka Duarte Samuka Filho (Correio Verdade)
Br-pi-tr.png Teresina TV Antena 10 Balanço Geral PI Luiz Fortes Beto Rego
Bandeira de Aracaju.svg Aracaju TV Atalaia Balanço Geral SE (manhã)
Tolerância Zero (tarde)
Cláudio Luís Otoniel Rodrigues (Bareta)
Bandeira de Maceió.svg Maceió TV Pajuçara Balanço Geral AL (manhã)
Fique Alerta (tarde)
Rafael Alves Gernand Lopes (Fique Alerta)
Bandeira de Cuiabá.svg Cuiabá TV Record Cadeia Neles Edivaldo Ribeiro
Bandeira de Campo Grande - MS.png Campo Grande Rede MS Picarelli com Você Maurício Picarelli
Bandeira de Palmas.svg Palmas TV Jovem Balanço Geral TO Marcos Poggio (Tio Marcão)
Bandeira de Boa Vista (Roraima).svg Boa Vista TV Imperial Mete Bronca Romano dos Anjos
Bandeira de Rio Branco.svg Rio Branco TV Gazeta Gazeta Alerta Edvaldo Souza Rogério Wenceslau
Bandeira de Porto Velho.svg Porto Velho TV Candelária Balanço Geral RO Augusto José

Balanço Geral no exterior[editar | editar código-fonte]

O Balanço Geral tem também sua versão jornalística no exterior, que é feito pela TV Miramar (Record Moçambique) e apresentado atualmente pelo jornalista Sergio Sitoé.

Referências