Balanço Geral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Balanço Geral Pará)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Balanço Geral
Balanço Geral Bahia (primeira versão) (BR)
O antigo logotipo do programa, exibido até 2012
Informação geral
Formato
Gênero Jornalístico Radiojornalístico
Duração Variável conforme programação de cada Estado
Criador(es) Alfredo Raimundo Filho, Carlos Borges e Pedro Irujo
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Diversos
Produtor(es) Diversos
Apresentador(es) Diversos em cada Estado
Tema de abertura Balançando Geral (SP)
Instrumental (Demais Praças)
Exibição
Emissora de
televisão original
Rádio Sociedade da Bahia (1979) - TV Itapoan (1985)
Formato de exibição 1080i (HD)(BA, SE, SP, RJ, PA)
480i (SD)
Transmissão original 1979 (Rádio Sociedade da Bahia) - 1985 (Tv Itapoan, atual Record Bahia)
Cronologia
Programas relacionados Cidade Alerta

Balanço Geral é um formato padrão de programas jornalísticos locais, criado na Bahia, com forte apelo popular exibidos pela manhã, no horário do almoço e em alguns estados aos sábados, pela Rede Record. Com versões nos estados de São Paulo, Campinas (interior do estado), Paraná, Acre, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul, Goiás, Rondônia (Interior do Estado), Sergipe, Paraíba, Mato Grosso entre outras afiliadas da rede.

O programa Balanço Geral surgiu em Salvador, inicialmente na Rádio Sociedade da Bahia em 1979, logo após a emissora ser vendida pelo Diários Associados, do empresário de comunicação Assis Chateubriand, para o Sistema Nordeste de Comunicação, do empresário Pedro Irujo, sendo apresentado inicialmente pelo radialista e repórter Guilherme Santos. Criado por Alfredo Raimundo Filho (considerado o maior administrador de emissoras de rádio do país), Carlos Borges e Pedro Irujo, após o sucesso da versão radiofônica em toda Bahia, em 1985, criou-se a sua versão para televisão. Neste primeiro momento, tornou-se âncora do programa o radialista e ex-prefeito de Salvador, Fernando José (in memorian), e como repórter de rua, além de produtor, Guilherme Santos, que devido ao grande sucesso na atração tornou-se o terceiro vereador mais votado de Salvador em 1988. A partir do ano 2000 passou a ter versões em cada Estado do País.

Seu atual formato varia em cada emissora:

  • Jornalismo-entretenimento (muito usado no Balanço Geral SP)
  • Jornalismo-comunitário (muito usado no Balanço Geral GO)
  • Programa policial (usado em maioria das praças, com destaque no Rio de Janeiro, Vitória, Recife e Fortaleza)
  • Jornalismo social e político (usado no Balanço Geral BA)

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Salvador - Bahia, pela Record Bahia, é exibido em quatro versões. A primeira versão é o Balanço Geral Manhã, apresentado por Raimundo Varela, resumindo as principais notícias do dia anterior e mantendo um conteúdo mais leve, devido ao horário, porém a grande característica e principal fonte de valorização do programa são os comentários, com características radicalísticas, do apresentador do programa. A segunda versão é o Balanço Geral tarde, apresentado por Zé Eduardo (ex-Se Liga Bocão), resume as notícias mais fortes do dia anterior, apresenta as principais notícias do dia e repercute temas de impacto social e político. a Terceira versão é o Balanço Geral de sábado, apresentado por Adelson Carvalho, além de matérias policiais faz uma grande repercussão das principais notícias da semana. Já a quarta versão é o Balanço Geral nos Bairros, um grande evento do qual são unidos todos os apresentadores e principais repórteres do programa em um bairro popular da Bahia, numa estrutura de palco com apresentação de bandas e a junção de diversos órgãos e entidades do governo que prestam serviços a população em relação a documentação, jurídico, assistência social e saúde.

Em São Paulo, é exibido desde 3 de dezembro de 2007[1] e está em duas edições, às 6h00 da manhã apresentado por Fabíola Gadelha e ao 12h00, com Reinaldo Gottino. No Rio de Janeiro,é transmitido desde 2005, o programa também tem duas edições, às 6h30 da manhã com Lívia Mendonça e ao 12h00, com o comando de Wagner Montes.

No Mato Grosso, pela TV Record Cuiabá o Balanço Geral é comandado por Renato Linhares, também bispo da Universal, pela manhã André Costa comanda o Bom Dia Região.

Na Paraíba o apresentador Samuka Duarte comanda o Correio Verdade, na TV Correio, diferentes dos outros telejornais de outras emissoras.

No estado do Maranhão o Balanço Geral é apresentador por Sérgio Murilo na capital São Luís e Israel Braga em Bacabal para a região do méarim

Dentre as retransmissoras que o exibem estão a TV MS Record, afiliada da Record no estado brasileiro do Mato Grosso do Sul[2] ,TVB Campinas[3] , onde é exibido deste 1 de fevereiro de 2011 e apresentado por Jair Duprá.[4] , recentemente a TV Atalaia de Aracaju passou a transmitir a versão local do programa que tem o comando de Claudio Luiz, dentre outros. Já na TV Clube no Recife o Balanço Geral é exibido com o nome de Cardinot Aqui na Clube, apresentado pelo Cardinot na troca Band pela Record. Na TV Cidade Fortaleza o programa tem o nome de Cidade 190 apresentado por Vitor Valim e Evaldo Costa. Na RIC TV em Santa Catarina tem o nome de Jornal do Meio Dia e assim por diante.

Desde 2005 o programa é exibido na Record Minas, atualmente é apresentado pelo Mauro Tramonte, com o nome de Balanço Geral MG. E em outubro de 2012 é criado o Balanço Geral MG Manhã com a apresentação de Marcos Maracanã.[5]

Desde de 15 de janeiro de 2007 o programa tem versão local em Brasília, onde é apresentado por Henrique Chaves. No mesmo ano, o programa passa a ter sua versão local na Record RS onde atualmente tem o comando de Alexandre Mota. Uma das versões novas do programa é o "Balanço Geral nos bairros" muito conhecida na Bahia. O programa vai aos bairros das cidades, trazendo apresentações artísticas e projetos sociais. Na Bahia o programa existe desde a década de 80 e passou a ser da Record na compra da emissora local, TV Itapoan, em 1997. Existe também a versão de rádio, na Rádio Sociedade da Bahia, que é mais antiga e deu origem ao programa na TV.

Desde 2008, a TV Paranaíba de Uberlândia passou a exibir o Balanço Geral local, inicialmente o programa era apresentado por Guy Boaventura. Já em 2009 o repórter da casa, Rafael Ferreira, substituiu Guy Boaventura por três meses (o primeiro apresentador saiu da emissora), até a vinda de Marcos Maracanã, o qual assumiu o posto de apresentador por quase dois anos. Em 2011 foi a vez de Raphael dos Anjos assumir o comando do programa, e permanece como apresentador até os dias atuais. O programa é exibido para cerca de 100 municípios.

Ainda em 2008, o programa passou a ser exibido para a Baixada Santista e Vale do Paraíba pela Record Litoral-Vale. Atualmente, é apresentado por William Leite (Santos) do meio-dia às 13hs e por Sérgio Cursino (São José dos Campos) das 13hs às 14hs.

Ainda naquele mesmo ano, o Balanço Geral começou a ser exibido também pela RIC TV Paraná e em Curitiba é apresentado por Gilberto Ribeiro com uma forte concorrência desde a sua estreia com o programa Tribuna da Massa da afiliada do SBT, a Rede Massa. Em agosto de 2012, o Balanço Geral de SP retorna ao horário do meio-dia com novos quadros, novo cenário e trazendo o galo Willian.

Em Belém, o programa possui uma versão adaptada para a linha policial-investigativa, o Balanço Geral - Casos de Polícia, apresentado por Raphael Polito. A versão comum do jornalístico, o Balanço Geral - PA é líder de audiência na capital paraense. O programa é apresentado por René Marcelo. Em Santa Catarina, o programa Balanço Geral retorna através da RIC TV Santa Catarina, com a apresentação de Roberto Salum, no dia 30 de setembro de 2013.

No dia 1° de Novembro, a Record Rio lança a edição especial de sábado do Balanço Geral, com a apresentação de Ernani Alves.

Em 03 de Novembro o jornalista Amaro Neto reassumiu o Balanço Geral na TV Vitória em Vitória/ES após uma passagem pela TV Bandeirantes Minas entre 2012 e 2014, e posteriormente disputou a eleição para Deputado Estadual no Espírito Santo sendo eleito nas urnas. O antigo apresentador Fernando Fully, passou a apresentar o Alerta Espírito Santo, outro telejornal policial da emissora que serve de "esquenta" para o Balanço Geral exibido logo em seguida.

Em 04 de Outubro surgiram boatos em sites de notícias especializadas em televisão afirmando que o Wagner Montes estaria deixando o Balanço Geral RJ e a Record Rio devido a divergências políticas. O apresentador se recusou a apoiar o candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (que é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus), pois o partido que o apresentador se filiou é da chapa do candidato Luiz Fernando Pezão. A situação se agravou mais ainda com a derrota de Marcelo Crivella nas urnas, com isso a relação entre o Wagner Montes e a Record Rio teria piorado cada vez mais. Com essa situação surgiu um novo boato que o SBT estaria negociando com o Wagner como troco a Record por ter tirado apresentador Cesar Filho da emissora. No entranto, Wagner Montes, SBT e Record Rio negam as informações.

Em Sergipe é apresentado por Cláudio Luiz, que fez parte da equipe da Record Bahia durante muitos anos antes de se mudar para a equipe da Record de Sergipe e por Bareta.

Edições e apresentadores[editar | editar código-fonte]

Local Emissora Programa Apresentador (manhã) Apresentador (tarde) Especial (Sabado)
Brasil Antena parabólica
Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo
TV Record SP Balanço Geral SP (HD) Fabíola Gadelha Reinaldo Gottino -
Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro TV Record RJ Balanço Geral RJ (HD) Lívia Mendonça, Ernani Alves (eventual) e Rael Policarpo (eventual) Wagner Montes, Tino Junior (eventual) Ernani Alves
Bandeira de Belo Horizonte (Minas Gerais).svg Belo Horizonte TV Record BH Balanço Geral MG (HD) Marcos Maracanã; Garcia Júnior (eventual) Mauro Tramonte; Rafael Martins e Garcia Júnior (eventual) -
Bandeira de Porto Alegre (RS).svg Porto Alegre TV Record RS Balanço Geral RS (HD) _ Alexandre Mota
Voltaire Porto(eventual)
-Aline Schneider
Felipe Vieira (eventual)
Bandeira de Goiânia.svg Goiânia TV Record GO Balanço Geral GO (HD) Jair Luiz Oloares Ferreira -
Bandeira belem.jpg Belém TV Record BEL Balanço Geral PA (HD) André França René Marcelo -
Bandeira de Salvador.svg Salvador TV Record BA Balanço Geral BA Manhã e Tarde (HD), Balanço Geral BA Nos Bairros (Sábado) Raimundo Varela e Adriana Quadros - SALVADOR

Tom Ribeiro - ITABUNA

Zé Eduardo

Tom Ribeiro - ITABUNA

Adelson Carvalho
Bandeira Itabuna Bahia Brasil.svg Itabuna TV Record BA ITA Balanço Geral BA (HD) _ Tom Ribeiro -
Bandeira do Distrito Federal (Brasil).svg Brasília TV Record BSB Balanço Geral DF (HD) Bruno José Henrique Chaves

Giulianno Cartaxo (eventual) || -

Bandeira Santos SaoPaulo Brasil.svg Santos
Bandeira SaoJosedosCampos SaoPaulo Brasil 2.svg São José dos Campos
TV Record Litoral Balanço Geral Litoral/Balanço Geral Vale _ William Leite (Santos)
Sérgio Cursino (Vale)
-
Bandeira Bauru.jpg Bauru TV Record Paulista Balanço Geral SP _ Rodrigo Moterani
Flag of São José do Rio Preto SP.png São José do Rio Preto TV Record Oeste Balanço Geral SP _ Sandro Pires -
Bandeira campos dos goytacazes.jpg Campos dos Goytacazes TV Record Norte Fluminense Balanço Geral RJ _ Alexandre Tadeu -
BandeiradeFranca.jpg Franca
BandeiraRibeiraoPreto.svg Ribeirão Preto
TV Record Franca Balanço Geral SP _ Tiago Valentim (Franca)
Rodrigo Pagliani (Ribeirão)
-
Bandeira de Curitiba.svg Curitiba RIC TV CUR Balanço Geral PR _ Gilberto Ribeiro
Bandeira Uberlandia MinasGerais Brasil.svg Uberlândia TV Paranaíba Balanço Geral _ Raphael dos Anjos -
Bandeira GovernadorValadares MinasGerais Brasil.svg Governador Valadares TV Leste Balanço Geral _ Ricardo Assunção -
Flag of Campinas.svg Campinas TVB CAM Balanço Geral SP - Campinas _ Jair Duprá -
Bandeira de Vitória.svg Vitória TV Vitória ES no Ar (manhã)

Balanço Geral ES (tarde)

Eduardo Santos Amaro Neto Fernando Fully, Douglas Camargo ou Ricardo Martins.
Bandeira de Fortaleza.svg Fortaleza TV Cidade FOR Cidade 190 (manhã e tarde) Evaldo Costa Evaldo Costa e Vitor Valim -
Bandeira de São Luís.svgMaranhão TV Cidade SLS TV NOVA ESPERANÇA BACABAL-MA Qual é a Bronca? (manhã)
Balanço Geral MA (tarde)

Balanço Geral - Bacabal

Jeisael Marx Sérgio Murilo

Israel Braga || -

Band recife.png Recife TV Clube S.O.S Cardinot (manhã)
Cardinot Aqui na Clube (tarde)
Joslei Cardinot Joslei Cardinot Não Há Exibição
Bandeira de Macapá.svg Macapá TV Equinócio De Olho no Amapá (manhã)
Balanço Geral AP (tarde)
Beatriz Santiago Carlos Demountes -
 Amazonas TV A Crítica MAN
Alô Amazonas _ Wilson Lima
Bandeira de Florianópolis.svg Florianópolis RIC TV FLN Balanço Geral SC (manhã)
Jornal do Meio Dia (tarde)
Roberto Salum Nader Khalil e Tony Borges em Florianópolis e 1 apresentador em cada emissora RIC TV das outras 5 ao longo do estado -
Bandeira de Natal.svg Natal TV Tropical NAT Encontro com a Notícia (manhã)
Balanço Geral RN (tarde)
Jânio Vidal Salatiel de Souza
Bandeira de João Pessoa.svg João Pessoa TV Correio Correio Manhã

Correio Verdade

Fabiano Gomes Samuka Duarte
 Piauí TV Antena 10 Balanço Geral PI Luiz Fortes Douglas Cordeiro
Bandeira de Rondonopolis.png Rondonópolis TV Cidade ROD Balanço Geral MT _ Daniel Jabuará
BandTGA.jpg Tangará da Serra TV Vale Balanço Geral MT _ Silvio Delmondes
Bandeira sinop mt.png Sinop TV Capital SNO Balanço Geral Interior Sérgio Luiz José Carlos Araújo
 Sergipe TV Atalaia Balanço Geral SE (manhã)
Tolerância Zero (tarde)
Cláudio Luiz Bareta
 Alagoas TV Pajuçara Fique Alerta _ Gernand Lopes
Bandeira de Cuiabá.svg Cuiabá TV Record CGB Bom Dia Região (manhã)
Balanço Geral MT (tarde)
André Costa Renato Linhares
 Mato Grosso do Sul TV MS Record Picarelli com Você (manhã)
Balanço Geral (tarde)
Maurício Picarelli Maurício Picarelli
 Tocantins TV Jovem PAL Jovem Informações da Manhã (manhã)
Balanço Geral TO (tarde)
João Flávio Filho João Flávio

Referências