Balay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

É uma marca de electrodomésticos, presente na região Ibérica (Espanha e Portugal) da Europa. O seu slogan em Português é "Por si, tudo." que procura veicular a proposta da marca perante o seu público. Em Espanha, a Balay adoptou o slogan "Por un mundo más cómodo".

História[editar | editar código-fonte]

A Balay nasceu em 1947, fundada por Esteban Bayona, José María Lairla e Alfredo Sartopina. O nome Balay surgiu através da junção das primeiras sílabas presentes nos seus apelidos. A marca, originalmente sediada em Saragoça é detida, desde o final da década de 1980 pelo consórcio Alemão BSH (Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH).

1940-1950[editar | editar código-fonte]

A Balay iniciou as suas actividades quando os sócios fundaram uma empresa especializada no fabrico de transformadores para receptores de rádio e resistências para a área da iluminação.

1950-1960[editar | editar código-fonte]

Em 1951 a empresa foi transformada numa sociedade anónima e começou a fabricar aparelhos eléctricos. A partir de 1956 a empresa iniciou a produção de electrodomésticos e aparelhos para cozinha. Consolidou-se como marca líder no mercado Espanhol, especialmente com a gama de máquinas de lavar roupa que disponibilizava. Foi o primeiro fabricante Espanhol a comercializar máquinas de secar roupa de condensação e em 1966 começou a fabricar máquinas de lavar roupa automáticas. Em 1968, a Balay abriu a sua fábrica de Montañana. Esteban Bayona, um dos fundadores, foi presidente da empresa até 1970.

1970-1980[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970 a 1980 a Balay manteve o seu espírito inovador e incorporou novas gamas de produtos, máquinas de lavar e secar roupa e aparelhos de refrigeração assim como um novo conceito de cozinhar: as placas de indução. Em 1977, a Balay abriu a sua fábrica em La Cartuja. No fim da década, em 1979, a empresa passou por um processo que culminou numa dispensa de parte significativa dos seus colaboradores. Depois de uma fusão com um grupo de empresas (o antigo Grupo Orbaiceta), tornou-se parte do consórcio Alemão BSH (Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH), um líder global no sector de electrodomésticos com mais de 4.000 funcionários e sete fábricas no continente Europeu.

1990 até ao presente[editar | editar código-fonte]

A partir dos anos 1990, a Balay reforçou o seu compromisso com a defesa do Meio Ambiente tendo sido a primeira marca nacional a eliminar os gases CFC nos seus aparelhos de refrigeração. A marca comprometeu-se de forma integral com princípios ecológicos desde a produção à eficiência energética e reciclagem dos seus produtos. Esta preocupação imprimiu nos princípios de actuação da marca a sustentabilidade nos consumos de água e energia assim como níveis de ruído e resíduos.

A Balay actualmente[editar | editar código-fonte]

O Grupo BSH mantém a Balay como marca regional orientada para os mercados Espanhol e Português. Assim, hoje em dia, os electrodomésticos são produzidos tanto nas antigas unidades de produção da Balay como em outras, do Grupo BSH. A marca está presente nas mais importantes lojas de retalho e grande distribuição em Portugal. Conhecida por disponibilizar soluções diversificadas que permitem configurar uma cozinha de forma personalizada, a empresa tem o seu próprio Serviço Técnico especializado e certificado.

Referências[editar | editar código-fonte]

http://es.wikipedia.org/wiki/Balay_(empresa)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.balay.pt

http://www.balay.es

http://www.bsh-group.com.pt/

http://www.bsh-group.es