Baleia-bicuda-de-bahamonde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBaleia-bicuda-de-bahamonde
Mesoplodon traversii.svg

Estado de conservação
Status none DD.svgDados insuficientes
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Ziphiidae
Género: Mesoplodon
Espécie: M. traversii
Nome binomial
Mesoplodon traversii
(Gray, 1874)
Distribuição geográfica
Mesoplodon traversii distribution.png

A baleia-bicuda-de-bahamonde (Mesoplodon traversii) é um cetáceo da família Ziphiidae encontrado no oceano Pacífico, com registros na costa chilena e na Nova Zelândia.

Os seus vestígios limitam-se a alguns ossos – uma mandíbula encontrada em 1872 e dois crânios em 1950 e 1986.

Excelente mergulhadora, a Mesoplodon traversii alimenta-se de lulas e peixes pequenos, tem dentes e um focinho semelhante ao dos golfinhos, daí o seu nome comum.

Os escassos ossos que se conheciam dela tinham sido descobertos sobretudo na Nova Zelândia: a mandíbula no arquipélago das Chatham e um dos crânios na ilha Branca. No Chile, na ilha Robinson Crusoe, encontrou-se o segundo crânio em 1986.

Exemplares achados em 2010[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2010 foram encontrados na praia de Opape, Nova Zelândia, 2 exemplares, uma baleia adulta, com 5,3 metros de comprimento, e a sua cria, um macho de 3,5 metros. Ao início foram identificados erradamente como Mesoplodon grayi mas o ADN revelou que os dois exemplares pertenciam à espécie Mesoplodon traversii.

Mãe e cria acabaram por morrer, mas os investigadores conseguiram fazer a primeira descrição completa desta espécie.

Os esqueletos dos dois animais descobertos foram levados para o Museu de Nova Zelândia Te Papa Tongarewa, em Wellington, para mais estudos morfológicos[1] .

Referências[editar | editar código-fonte]

  • MEAD, J. G.; BROWNELL, R. L. (2005). Order Cetacea. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª edição. Baltimore: Johns Hopkins University Press. p. 723-743.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.