Baleia azul de Catoosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A baleia azul de Catoosa.

A baleia azul de Catoosa é uma estrutura à beira d'água, a leste da cidade de Catoosa, no estado americano de Oklahoma, que se tornou uma das atrações mais reconhecíveis e famosas da Rota 66.

Criação[editar | editar código-fonte]

Hugh Davis construiu a baleia no início da década de 1970 como um presente de aniversário para sua esposa Zelta, que colecionava objetos com formato de baleia.[1] A baleia azul e sua lagoa tornaram-se um ponto favorito para atividades recreativas relacionadas à natação tanto para os locais, quanto para os viajantes da Rota 66. Inicialmente, a lagoa em volta da baleia era alimentada durante a primavera, apenas com finalidade particular. Mas conforme os locais começaram a frequentar suas águas, Davis trouxe toneladas de areia, construiu mesas de piquenique, contratou salva-vidas e abriu a atração ao público.

Atração pública[editar | editar código-fonte]

O antigo Animal Reptile Kingdom próximo à Baleia Azul.

Originalmente denominado Nature’s Acres, Hugh Davis continuou a adicionar atrações ao conjunto, tais como "The Fun" e "Swim Blue Whale" e o "A.R.K." (Animal Reptile Kingdom). A atração também contava com o cunhado de Hugh, o chefe nativo americano Wolf-Robe Hunt, da tribo Acoma, que tinha sua própria fama com pinturas indígenas e por sua habilidade como prateiro (ourives especializado em objetos de prata)[2].

Por volta de 1988, os Davis já não tinham mais condições de manter a atração aberta[3]; então, fecharam-na ao público. Davis faleceu em 11 de janeiro de 1990 e Zelta, em 1 de agosto de 2001. O parque começou a degradar-se, com partes desmoronando pela falta de manutenção e pela exposição às intempéries. Após uma década nessa situação, a população de Catoosa e empregados do Hampton Inn lançaram um evento de arrecadação de fundos e um mutirão para restaurar a atração na beira da Rota 66. A baleia azul foi restaurada e repintada para o seu tom original, o azul-brilhante. A área adjacente também foi restaurada.[1]

Na mídia[editar | editar código-fonte]

Em 15 de julho de 2002, a Baleia azul fez uma aparição nacional na tira em quadrinhos Zippy the Pinhead.[4]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b The Catoosa Blue Whale - "A Metaphor For Something" - Catoosa, OK. Waymarking. (retrieved 13 April 2009)
  2. «OKLAHOMA LEGENDS - Catoosa and the Blue Whale». Legends of America. Consultado em 6 de dezembro de 2016 
  3. «The History of the Blue Whale». The Blue Whale in Oklahoma. Consultado em 6 de dezembro de 2016 
  4. Oklahoma ZIPPY ARCHIVE: Are We Having Searchable Fun Yet? Zippy the Pinhead. (retrieved 13 April 2009)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]