Balthasar "Bobby" Woll

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Balthasar “BOBBY” Woll
Nascimento 1 de Setembro de 1922
Wemmetsweiler, Alemanha
Morte 18 de março de 1996 (73 anos)
Wemmetsweiler
Nacionalidade alemão
Serviço militar
Patente SS-Oberscharführer

Balthasar "Bobby" Woll foi um Oberscharführer na Waffen SS, que também foi premiado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Nasceu em Wemmetsweiler a 1 de Março de 1922 e morreu a 18 Março de 1996.

Depois de uma aprendizagem como eletricista, apresentou-se como voluntário para a Waffen SS a 15 de agosto de 1941. Ele foi colocado na 1ª SS Totenkopf Regimento de Infantaria como atirador de metralhadora. Foi ferido durante os combates na Bolsa de Demyansk e enviado para o hospital na Alemanha. Enquanto recuperava dos ferimentos, ele foi condecorado com a Cruz de Ferro 2ª classe e com a Verwundetenabzeichen (Medalha de Ferido em preto), em Julho de 1942.

Após sua recuperação, foi formado como artilheiro do tanque e no final de 1942 enviado para a 1ª Divisão SS Leibstandarte SS Adolf Hitler, onde conheceu seu comandante de tanque Michael Wittmann.

Na época da Operação "Cidadela" era uma das melhores tripulações de tanques na Divisão, e em Setembro de 1943 foi condecorado com a Cruz de Ferro de 1ª classe, tendo destruído 80 tanques e 107 armas anti-tanques.

Foi premiado com o Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro em Janeiro de 1944 como o primeiro artilheiro de tanque a receber o prémio e em Outubro de 1944 promovido a Oberscharführer.

Quando Wittmann foi morto na Normandia em 1944, Woll estava no comando de seu próprio tanque e gravemente ferido, mas sobreviveu à Guerra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

"Michael Wittmann and the Waffen SS Tiger commanders of de Leibstandarte in WWII" por Patrick Agte.

Outras referências[editar | editar código-fonte]

  • Panzer Aces por Franz Kurowski
  • Armor Battles of the Waffen-SS, 1943-45 por Will Fey, Henri Henschler

Ligações externas[editar | editar código-fonte]