Bananas in Pyjamas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bananas in Pyjamas
México Bananas en pijamas
Brasil Bananas de Pijamas (BR)
Logotipo da série
Informação geral
Formato Série
Gênero Infantil
Duração 5 min (1992–2000)
12 min (2001–2013)
Criador(es) Helena Harris
País de origem Austrália Austrália
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Virginia Lumsden
Narrador(es) Karina Kelly
Elenco Ken Radley
Nicholas Opolski
Jennifer Hale
Jodi Scliffe
Jeremy Scrivener
Taylor McWayns
Tema de abertura Bananas In Pyjamas, de Monica Trapaga (Original)

Bananas de Pijamas, de Mário Lúcio de Freitas (BR)
Tema de
encerramento
Instrumental
Exibição
Emissora de
televisão original
Austrália ABC (1992-2002)
Austrália ABC 2 (2011–presente)
Brasil SBT (1992-2000)
Brasil Nickelodeon (1994-1999)
(2009)
Brasil Discovery Kids (2012-presente)
Portugal Boomerang (no espaço Cartoonito)
Transmissão original Série Original
20 de julho de 1992 - 2 de julho de 2013

Série Animada
6 de Janeiro de 2012 - (presente)
Nº de temporadas 7 (original)
2 (desenho)
Nº de episódios 356 (original)
156 (desenho)
Cronologia
Programas relacionados Hi-5

Bananas in Pyjamas foi uma série de televisão infantil produzida na Austrália pela ABC lançada em 20 de Julho de 1992, criada por Helena Harris (a mesma de Hi-5 desde 1998). Fez um grande sucesso no Brasil quando foi exibida na Nickelodeon e SBT entre 1997 e 2000.[1] Em 2009, voltou a ser exibido na TV Aparecida, no programa Clubti. Só em licenciamento de produtos foram mais de US$ 4 milhões remetidos ao país de origem da série.

Em maio de 2011, a série foi renovada pela Southern Star Group. A nova série gravada em 3D teve sua primeira exibição no Brasil pelo canal Discovery Kids em 6 de Janeiro de 2012.[2]

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Os protagonistas são duas bananas antropomórficas chamadas de B1 e B2 (Vinil e Kasynk na versão portuguesa). Os outros personagens são Três Ursos (Amy, Lulu e Morgan), o Rato de Boné (Rat-in-a-Hat, na versão original)e um passarinho preto e mudo chamado Maggie (só apareceu em 3 episódios). As bananas, os ursos, o Rato de Boné e a Maggie vivem na mesma vizinhança na Avenida dos Agrados. Tanto as Bananas quanto os ursos, o Senhor Rato e a Maggie foram interpretados por atores com trajes semelhantes aos Teletubbies. Nos primeiros episódios, as vozes dos personagens foram fornecidos pelas mesmas pessoas que estavam dentro do traje, mas depois decidiu-se duplicar as interpretações, devido ao cansaço dos atores pelo pesado e quente figurino que deviam levar. O programa começou em 1992 e terminou em 2000, completando uma série de 6 temporadas e 300 episódios.

Produção[editar | editar código-fonte]

Inspiração[editar | editar código-fonte]

Os personagens foram inspirados em uma canção de 1967, escrita para crianças, do compositor britânico Carey Blyton, sobrinho do autor e compositor de renome Enid Blyton. A canção é como se fosse o que o "Boi da Cara Preta" ou "Marcha Soldado" é para os brasileiros, ela fala sobre um número (indeterminado) de bananas de pijamas brincando e perseguindo alguns ursos de pelúcia. No final da canção, é dita a frase: "catch them unawares", que significa que as bananas gostariam de "pegar desprevenidos" os ursos de pelúcia. Uma curiosidade é que essa música foi usada por muitos anos no programa australiano Play School, acompanhada por uma animação que mostrava pares de bananas usando pijamas listrados de azul-e-branco. Isso fez com que fosse fabricado um "boneco de banana" feito de pelúcia, que fazia parte do "elenco de brinquedos" do programa australiano. O boneco se tornou a inspiração para a aparência física dos personagens "B1" e "B2", que estrelaram mais tarde a série infantil "Bananas de Pijama". Apesar de, na canção e na animação, o número de bananas e ursos não serem determinados (podendo ser muitos), quando a série foi feita, eles foram representados apenas por duas bananas que usavam pijamas listrados, e três ursos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • B1 (Vinil)
  • B2 (Kasynk)
  • Rat-in-a-Hat (Rato de Boné (dublado por Jeremy Scrivener))
  • Amy (dublada por Jennifer Hale)
  • Morgan (dublada por Jodi Scliffe)
  • Lulu (dublada por Taylor McWayns)
  • Maggie (pássaro mudo)

Referências

  1. bananasinpyjamas (em inglês). abc.net.au. Página visitada em 06/12/2011.
  2. Nova versão de "Bananas de Pijamas" chega ao Brasil nesta sexta. Na Telinha (5 de janeiro de 2012). Página visitada em 5 de janeiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.