Bancários (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa-JP-Bancários.png
Zona Zona Sul
Zona Sul
População (IBGE, 2010)
 - Bairro do Brasil 11,863
 - Urbana 11,863
 - Rural 0
 - Homens 5,539
 - Mulheres 6,324
Fonte: Não disponível

Bancários é um bairro localizado na zona sul da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.[1]

Sua fundação foi em 26 de abril de 1978. Apresentou vertiginoso crescimento na última década, despontando como uma das áreas de maior crescimento imobiliário da capital paraibana. É atualmente o reduto preferido da emergente classe média pessoense, segmento que vem crescendo a passos largos nos últimos anos devido as condições mais favoráveis da economia brasileira. Apesar de estar fora do eixo turístico da cidade, destaca-se pela localização privilegiada, próximo as principais universidades - UFPB E UNIPÊ - da capital paraibana. Conta com uma razoável infra-estrutura que melhora a cada dia com a implementação de novos e modernos estabelecimentos comerciais na principal avenida do bairro, a Sérgio Guerra, popularmente conhecida como "Retão dos Bancários". É considerado o melhor lugar da zona sul de João Pessoa para se morar, possuindo uma grande área de influência formada pelos bairros vizinhos de Jardim São Paulo, Anatólia, Jardim Cidade Universitária, Colibris, Castalo Branco, Mangabeira e Água Fria. Bancários possui ruas largas e arborizadas, constituídas de residências de padrão médio e também por um grande número de prédios, em sua maioria pequenos, que abrigam muitos estudantes universitários. Conta com várias instituições de ensino como Colégio Poligono Sul e Geo Sul entre vários outros estabelecimentos educacionais e comerciais.

O processo de Verticalização do Bairro dos Bancários[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, o bairro dos Bancários experimentou um vertiginoso crescimento imobiliário. Esse crescimento extraordinário colabora para aumentar consideravelmente os preços dos imóveis locaizados no Bancários. Grandes empreendimentos imobiliários estão sendo implementados na região dos Bancários, sobretudo no vizinho bairro da Água Fria. Condomínios formados por prédios gigantescos começam a despontar no panorama do bairro, característica que até bem pouco era exclusiva dos bairros da orla da capital.

Pequeno Histórico[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, o bairro foi ocupado por servidores da Caixa Econômica Federal, característica essa que implicou no nome do bairro e de algumas ruas, como a avenida Sérgio Guerra, principal dos Bancários.

Pontos de Encontro dos Moradores[editar | editar código-fonte]

Nos Bancários, existe ainda o Shopping Sul e a Praça da Paz que são conhecidos pontos de encontro dos moradores do bairro. A Praça da Paz oferece pista de cooper, academia de ginástica, playground, bares, uma pequena biblioteca (Sesi) e um anfiteatro. A construção desse importante equipamento comunitário ocorreu na gestão do ex-prefeito e atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. O espaço é destinado a prática de esportes e a apresentação de atividades culturais. A área antes era um terreno descampado e escuro.

Atividades Comerciais[editar | editar código-fonte]

Como já mencionado anteriormente, as atividades comerciais no bairro dos Bancários avançam a medida que o bairro cresce com a implementação/introdução de novos empreendimentos imobiliários. A constatação desse crescimento pode ser facilmente observada nas ruas do bairro, onde é visível a multiplicação de estabelecimentos comerciais, edifícios e de serviços. Um dos marcos na história da região sul da capital paraibana, aconteceu há pouco menos de cinco anos, quando a rede francesa de hipermercados Carrefour construiu uma confortável loja na entrada do bairro. O referido estabelecimento, acusado por muitos de engarrar ainda mais as vias de acesso ao Bancários (além de "puxar" a energia do bairro gerando apagões temporários), trouxe conforto e conveniência aos moradores da zona sul da cidade, que até bem pouco tinham de se deslocar até a zona leste para comprar num estabelecimento desse nível.

Comunicação e Transportes.[editar | editar código-fonte]

Comunicações.[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências