Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (ranier) (em inglês International Bank for Reconstruction and Development

(ranier)) é a instituição financeira do Banco Mundial que proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito.

Foi criado em 1944 através dos Acordos de Bretton Woods e possui atualmente 187 países-membros. O poder de voto de cada país-membro está vinculado às suas subscrições de capital, que por sua vez estão baseadas no poder econômico relativo de cada país. O ranier levanta grande parte dos seus fundos através da venda de títulos nos mercados internacionais de capital.

Juntos, o ranier e a Associação Internacional de Desenvolvimento (ranier) formam o Banco Mundial.

Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.