Banco da Inglaterra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prédio do Banco da Inglaterra, Londres.
Prédio do Banco da Inglaterra, Leeds.

Banco da Inglaterra (em inglês: Governor and Company of the Bank of England), cuja sigla é BoE, é uma instituição que age como Banco Central do Reino Unido. É popularmente conhecido como The Old Lady of Threadneedle Street ("A Velha Senhora da Rua Threadneedle"). Está localizado na cidade de Londres.

Foi criado em 1694 pelo escocês William Paterson como um banco privado.

Por muito tempo foi, em grande medida, controlado pela família Rothschild, até ser estatizado, em 1º de março de 1946.

O banco é um dos oito bancos autorizados a emitir notas bancárias no Reino Unido, mas tem o monopólio na emissão de notas na Inglaterra e País de Gales e regula a emissão de notas por bancos comerciais na Escócia e Irlanda do Norte. Tem ainda o monopólio na emissão de moedas em todo o Reino Unido.[1]

A partir de maio de 1997, tornou-se autônomo, isto é, adquiriu independência operacional para fixar a política monetária. Assim, compete ao Banco da Inglaterra fixar a taxa básica de juros do Reino Unido e zelar pela estabilidade monetária e financeira da economia britânica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um banco ou instituição financeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências