Banco de Israel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Banco de Israel, em Givat Ram, Jerusalém

O Banco de Israel (em hebraico: בנק ישראל, em árabe: بنك إسرائيل‎‎) é um banco isralelense que cumpre a função de banco central do Estado de Israel. A sede do banco está situada em Kiryat HaMemshala, Jerusalém, com uma filial em Tel Aviv. A atual governadora da instituição é Karnit Flug.

História[editar | editar código-fonte]

O Banco de Israel foi fundado no dia 24 de Agosto de 1954, precedido pelo Bank Leumi Le-Israel, quando o Knesset aprova o ato do Banco de Israel, que cede as funções de emissão da moeda e a regulação do Ministério das Finanças ao banco recém-formado.

Em 2010, o Banco de Israel foi classificada em primeiro lugar entre os bancos centrais para o seu funcionamento eficiente, de acordo com Anuário de Competitividade Mundial do IMD.[1]

Em Março de 2010 o Knesset aprovou a nova lei do Banco de Israel, que entrou em vigor em 1 de Junho de 2010[2], sendo com o objetivo de dar independência ao Banco de Israel em determinar politicas e como as implementar. A lei altera o quadro em que as principais decisões são tomadas no Banco de Israel.

As decisões relativas à taxa de juros e à política monetária em geral serão feitas por um Comitê Monetário, enquanto as decisões administrativas serão aprovadas por um Conselho Administrativo.

Governadores[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Banco de Israel