Banda passante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em eletrônica e telecomunicações, chama-se banda passante o conjunto contínuo de valores de frequência que podem ser assumidos por um sinal elétrico sem que este seja atenuado ao passar por um filtro. Informalmente, diz-se são as frequências que "passam" pelo filtro.

O valor de frequência, medido em Hertz, a partir do qual a o sinal não "passa" pelo filtro é chamado de freqüência de corte. Idealmente, sinais com frequência além ou aquém da(s) frequência(s) de corte do filtro seriam atenuados a zero. Na prática, entretanto, adota-se o critério de meia potência: é (são) considerada(s) frequência(s) de corte aquelas em que a potência do sinal é atenuada à metade da original.

Dois filtros dados podem ter a mesma largura de banda, digamos 3kHz, mas bandas passantes diferentes; por exemplo, um com banda passante de 1 kHz a 4 kHz, o outro de 40 kHz a 43 kHz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.