Bandeira da Alemanha nazista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alemanha Nazista
Alemanha Nazista
Aplicação
FIAV 100100.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 15 de setembro de 1935
Cores
  Vermelho
  Branco
  Preto

A bandeira da Alemanha nazista é composta por um fundo vermelho inserida a uma suástica negra em um alvo circular.[1]

Originalmente utilizada como estandarte pelo Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores após a eleição de Adolf Hitler como chanceler em 1933, foi convertida como a bandeira co-oficial em 14 de março de 1933, juntamente com a bandeira do antigo Império Alemão.

A bandeira havia sido projetada pelo próprio Hitler, tal como descrito em seu livro Mein Kampf, na qual descreve o processo de escolha de uma nova bandeira[2] , depois de ter apresentado várias propostas: "Eu mesmo, entretanto, após inúmeras tentativas, encontrei um desenho final, uma bandeira com um fundo vermelho, um círculo branco e uma suástica preto no meio. Depois de várias tentativas, pude definir a relação entre o tamanho da bandeira e o tamanho círculo branco, assim como a forma e a espessura da suástica. "

A propaganda nazista esclareceu o simbolismo da bandeira: a cor vermelha representa o social, o branco o pensamento nacional do movimento e a suástica a vitória dos povos arianos sobre o judaísmo[3] . Diversos projetos por uma série de diferentes autores foram considerados, mas o que foi adotado no final foi o projeto pessoal de Hitler. [4]

Um ano após a morte do presidente Paul von Hindenburg, Hitler, com quem mantinha um acordo sobre a utilização da bandeira, a bandeira nazista foi oficialmente adotada em 15 de setembro de 1935 como a única bandeira nacional da Alemanha. Esta bandeira foi mantida até a rendição incondicional do Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio de 1945.

Outras bandeiras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fornax. The German Swastika Flag 1933–1945. Historical flags of our ancestors.
  2. Paul Gilroy. Entre Campos: Nações, Culturas e o Facínio da Raça. [S.l.]: Annablume, 2007. 414 p. 9788574197364
  3. Nazi propaganda pamphlet "The Life of the Führer"
  4. Hitler, Adolf. Mein Kampf, volume 2, chapter VII. [S.l.: s.n.], 1926.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Bandeiras da Alemanha Nazi