Bandeira da Bósnia e Herzegovina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira da Bósnia Herzegovina
Bandeira da Bósnia Herzegovina
Aplicação
FIAV 111111.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Adoção 4 de fevereiro de 1998
Cores
  Azul
  Amarelo
  Branco

A atual bandeira nacional da Bósnia e Herzegovina foi adotada em 4 de fevereiro de 1998 em substituição de uma outra bandeira que foi usada desde a independência.

A bandeira contém uma lista vertical azul no lado do batente com um triângulo isósceles delimitado por essa lista e pelo topo da bandeira. O resto da bandeira é azul com sete estrelas inteiras, brancas de cinco pontas, e duas meias estrelas no topo e no fundo, dispostas ao longo da hipotenusa do triângulo.

Originalmente, o azul da bandeira era claro, no tom de azul das Nações Unidas, mas foi mudado para um tom mais escuro para corresponder ao da bandeira europeia. Note que o desenho que apresentamos tem um tom de azul incorreto.

As três pontas do triângulo simbolizam a teoria trinacional da Bósnia (croatas, bosníacos e sérvios). As estrelas, que representam a Europa, têm supostamente um número infinito e portanto prolongam-se para além da bandeira.

Bandeiras históricas[editar | editar código-fonte]

Independência[editar | editar código-fonte]

FIAV historical.svg Bandeira da República da Bósnia e Herzegovina (1991-1998)

Após a independência, em 1991, Bósnia e Herzegovina adoptou uma nova bandeira composta por um escudo azul e faixa branca com flores-de-lis douradas posto sobre um campo branco. Este escudo era utilizado pelos primeiros reis da Bósnia, durante o século XIV. Esta bandeira provocou a ira das comunidades croatas e servias por isso se providenciou a busca de um novo emblema pátrio.

Para eleger a nova bandeira, se apresentaram diversos grupos de propostas. O primeiro grupo deles tinha três propostas. A primeira proposta, chamada "modelo checo", era similar a bandeira do país, mas com cores vermelho, verde e azul representando as três comunidades. A segunda constava de um fundo celeste com um ramo dourado de olivo, representando a paz. Finalmente, a terceira proposta também tinha fundo celeste mas incluía uma figura com a forma do país no centro; mesmo a proposta não especificava a cor do mapa, é provável que tenha sido em branco.

O segundo grupo de propostas destacava a primeira alternativa. A bandeira estaria composta por um desenho diagonal tricolor em branco, azul e vermelho (similar a Bandeira da República do Congo) e em seu centro se localizaria o mapa do país em cor azul (em proporção 1:2) rodeado de 10 estrelas amarelas. A segunda alternativa era similar a anterior, mas incluía 12 estrelas em honra a União Europeia. A terceira alternativa ampliava a faixa central branca, mas o mapa era de cor amarela com borda verde e abaixo ficavam dois ramos de olivo de igual forma que na bandeira das Nações Unidas. O quarto e último desenho tinha o mesmo emblema que o terceiro, mas as faixas eram horizontais, sendo o azul a cor superior, branco a central e vermelho a inferior.

Finalmente, outro grupo foi desenhado pelo diplomata espanhol Carlos Westendorp, o qual continha três desenhos. O primeiro seria a base da atual bandeira, mas com uma cor azul claro, similar à da bandeira da ONU, e com 10 estrelas fixas. O segundo e o terceiro desenho constavam de barras amarelas e claras que se intercalavam sobre o fundo celeste.

A bandeira atual, baseada no primeiro desenho de Carlos Westendorp, foi adotada em 2 de fevereiro de 1998. O desenho seria elegido pelo Alto Comissionado das Nações Unidas, a não ser capaz o parlamento bósnio de encontrar uma solução aceitável por todas as partes. Esta bandeira foi selecionada por não conter nenhuma referência histórica ou de outro tipo ao estado bósnio. A cor, seria trocada por um azul mais escuro, assemelhando-se à bandeira da União Europeia. Finalmente, a bandeira seria oficialmente apresentada durante a cerimônia inaugural dos Jogos de Nagano.

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

De acordo com os Acordo de Dayton que puseram fim a Guerra da Bósnia, o estado da Bósnia e Herzegovina estaria composto por duas entidades independentes: a República Sérvia e a Federação da Bósnia e Herzegovina.

Bandeira da Bósnia e Herzegovina Bósnia e Herzegovina
Bandeira • Brasão • Hino • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Turismo • Imagens
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.