Bandeira da Jugoslávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A designação bandeira da Jugoslávia implica as bandeiras do Reino da Jugoslávia e da República Socialista Federal da Jugoslávia.

Reino da Jugoslávia[editar | editar código-fonte]

FIAV 111110.svg

A bandeira nacional e insígnia do antigo Reino da Jugoslávia era "azul-branca-vermelha de orientação horizontal desde o mastro".1 A insígnia civil era como a histórica bandeira pan-eslava aprovada na conferência pan-eslava de Praga em 1848.

A insígnia naval do Reino da Jugoslávia era azul-branca-vermelha com o brasão de armas menor do reino: Num terço do comprimento da insígnia estará o brasão de armas estatal com a coroa. A altura das armas e da coroa (sem o globo e a cruz) será metade da altura da insígnia.2 3

As bandeiras do Reino da Jugoslávia foram oficialmente usadas de 1922 até à ocupação do reino pelas potências do Eixo em 1941. Após a ocupação, a bandeira foi usada oficialmente pelo governo reconhecido no exílio, representantes diplomáticos, e pelos Aliados até 1945. Durante a Segunda Guerra Mundial o Exército Jugoslavo na Pátria (também conhecidos por Chetniks) usou esta bandeira.

Outras bandeiras do Reino da Jugoslávia[editar | editar código-fonte]

República Socialista Federal da Jugoslávia[editar | editar código-fonte]

FIAV historical.svg 1:2

A bandeira da extinta República Socialista Federal da Jugoslávia (RSFJ) consistia de três bandas horizontais iguais apresentando as cores Pan-Eslavas com uma estrela vermelha, símbolo do Comunismo, bordada de amarelo no centro da bandeira.

Foi criada durante a Segunda Guerra Mundial ao substituir o brasão real da bandeira do Reino da Jugoslávia pela estrela vermelha do Comunismo. Depois da guerra, tomou a sua forma definitiva ao se aumentar a estrela, e bordá-la de amarelo.

A bandeira era hasteada nos edifícos governamentais juntamente com a bandeira da república socialista respectiva e com a bandeira da Liga de Comunistas. Devido a isto, muitos edifícios na antiga Jugoslávia ainda têm três pólos para bandeiras.

A bandeira foi substituída pela bandeira da República Federal da Jugoslávia, mais tarde bandeira da Sérvia e Montenegro, idêntica, exceptuando a estrela vermelha que foi removida.

História[editar | editar código-fonte]

Bandeiras das Repúblicas Socialistas Jugoslavas[editar | editar código-fonte]

Outras bandeiras da RSFJ[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da Jugoslávia