Bandeira da Região Administrativa Especial de Macau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta bandeira representa a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) desde 1999, ano da transferência da soberania de Macau à República Popular da China (antes de 1999, Macau estava sob administração de Portugal).

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta bandeira regional é verde, tendo ao centro uma flor de lótus branca de três pétalas. Por cima da flor estão cinco estrelas e por baixo, a ponte e água do mar.

  • As cinco estrelas simbolizam a unificação de Macau à China, sendo Macau parte inalienável da República Popular da China.
  • A flor de lótus, flor preferida dos residentes de Macau, está prestes a desabrochar sob a luz das cinco estrelas, que representam a China, traduzindo a prosperidade e o desenvolvimento de Macau.
  • As suas três pétalas representam a Península de Macau e as ilhas de Taipa e Coloane que constituem Macau.
  • A ponte e a água do mar reflectem a especificidade do ambiente natural de Macau.[1]

Bandeiras antigas/históricas[editar | editar código-fonte]

Antes da entrega de Macau à República Popular da China por Portugal em 1999, Macau utilizava oficialmente apenas a bandeira de Portugal, visto que ela não tinha uma bandeira territorial própria. Em 1967, houve propostas para dar a cada província ultramarina portuguesa uma bandeira própria, que consistia na bandeira de Portugal carregada no canto inferior direito com o brasão de armas da respectiva província, mas nenhuma foi aprovada.[2]

Por isso, a colónia portuguesa de Macau sempre foi oficialmente representada pela bandeira de Portugal e muitas vezes oficiosamente pela bandeira do Leal Senado, que é a câmara municipal do Concelho de Macau, um dos dois concelhos existentes na colónia. Esta bandeira municipal apresenta um brasão de armas de estilo português suspenso ou sustentado por dois anjos e uma tira branca com a inscrição "Cidade do Nome de Deus de Macau, Não Há Outra Mais Leal".

Havia também uma bandeira do Governo de Macau, que ostenta em fundo azul celeste o brasão de armas oficial da colónia portuguesa de Macau (ou Território de Macau). Esta bandeira não é a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau, mas sim apenas do Governo português de Macau. Apesar disso, esta bandeira foi usada algumas vezes para representar oficiosamente Macau.

Bandeiras de Portugal[editar | editar código-fonte]

Bandeira Período Uso Descrição
Flag Portugal (1521).svg 1557–1578 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1578).svg 1578–1640 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria. Entre 1580 e 1640, Portugal foi governado por Espanha, mas Macau nunca hasteou a bandeira espanhola. Este facto valeu a Macau o título de "Não Há Outra Mais Leal", concedido pelo Rei D. João IV em 1654.
Flag Portugal (1640).svg 1640–1667 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1667).svg 1667–1707 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1707).svg 1707–1816 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag United Kingdom Portugal Brazil Algarves.svg 1816–1826 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag Portugal (1830).svg 1830–1911 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.
Flag of Portugal.svg 1911–1999 A bandeira de Portugal, usada quando Macau foi governada pelos portugueses A bandeira de Portugal foi usada para representar oficialmente a colónia portuguesa de Macau, visto que ela não possui uma bandeira territorial própria.

Bandeiras locais[editar | editar código-fonte]

Bandeira Período Uso Descrição
Bandeira do Leal Senado.svg  ?–1999 Bandeira do Leal Senado, que era a câmara municipal do Concelho de Macau, um dos dois concelhos existentes na colónia portuguesa de Macau. Esta bandeira ostenta em fundo azul celeste ou claro o brasão de armas do Leal Senado ou do Concelho de Macau. Esta bandeira, embora não fosse a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau, representou muitas vezes Macau internacionalmente durante o período da administração portuguesa. Ela foi também a bandeira usada na cerimónia da transferência de soberania para a China em 1999.
Flag of the Government of Portuguese Macau (1976-1999).svg  ?–1999 Bandeira do Governo português/colonial de Macau Esta bandeira ostenta em fundo azul celeste o brasão de armas da colónia portuguesa de Macau (ou do Território de Macau). Durante a administração portuguesa de Macau, esta bandeira foi também usada algumas vezes para representar o Território de Macau, apesar de não ser a bandeira oficial da colónia portuguesa de Macau.
Flag of Portuguese Macau (proposal).svg Não adoptada Bandeira proposta em 1967 para a província ultramarina portuguesa de Macau, mas nunca foi adoptada nem usada. Esta bandeira proposta consistia na bandeira de Portugal carregada no canto inferior direito com as armas menores oficiais da província ultramarina de Macau. O brasão de armas simplificado mede três décimos da altura da bandeira. Esta bandeira nunca foi adoptada nem usada.
Flag of Portuguese Macau Unofficial.svg Não oficial Variação da bandeira não oficial sem a coroa mural representando os castelhos do Reino de Algarve no brasão de armas. Esta bandeira foi descoberta na Universidade de Macau em uma fotografia de um encontro internacional de esportes universitários e foi usado no desfile. Embora não foi utilizada oficialmente, alguns meios esportivos usado esta bandeira em vez da banderia de Portugal para representar a colônia.
Flag of Portuguese Colony Governor.svg  ?-1999 Bandeira do Governador de Macau Pouco usada em Macau e usada apenas para representar o Governador de Macau. Nunca foi usada para representar a colónia portuguesa de Macau.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Macau é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da Região Administrativa Especial de Macau