Bandeira da Roménia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Proporções da bandeira: 2:3
Bandeira da Romênia comunista
Bandeira da Moldávia, a efeito de comparação

A bandeira nacional da Roménia é uma tricolor de três listas verticais iguais de azultralha), amarelo e vermelho. Estas cores se originam dos estandartes e do escudo do Príncipe Miguel, o Bravo, grande herói nacional que viveu durante o século XVI e conseguiu unificar o Principado da Valáquia, da Transilvânia e da Moldávia sob seu domínio por 6 meses.

As cores voltaram a ser usadas durante o levante da Valáquia em 1821 com o seguinte significado:
Azul: Liberdade
Amarelo: Justiça
Vermelho: Fraternidade

Mas a sua disposição actual foi adoptada oficialmente apenas em 27 de Dezembro de 1989. A bandeira anterior, do estado comunista (1947-1989) continha o brasão de armas de então no centro da lista amarela. Durante a revolução de 1989 podiam ver-se muitas bandeiras com o emblema recortado, e o governo que se seguiu decidiu não adicionar um brasão à bandeira, tal como acontecia no pavilhão civil durante o Reino da Roménia (1881-1947).

A bandeira é muito semelhante à bandeira da Moldávia, um vizinho que partilha muita da sua cultura e história com a Roménia. É ainda quase idêntica à bandeira do Chade (esta último com um tom de azul ligeiramente mais escuro),[1] com a qual não tem qualquer relação, bem como com a bandeira de Andorra (com a qual difere em proporções e na presença do brasão nacional ao centro).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira da Roménia