Bandeira da província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul (província)
Bandeira da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul (província)
Aplicação
Proporção 2:3
Adoção 2 de novembro de 1999
Tipo regionais

A Bandeira da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul é um dos símbolos oficiais da Província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, uma subdivisão da Argentina. Foi criada pela arquiteta argentina Teresa Beatriz Martínez e adotada em 9 de novembro de 1999 após escolha em um concurso público. Cabe destacar que, segundo o governo argentino, esta é a bandeira oficial das Ilhas Malvinas, das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, assim como da Antártida Argentina.

História[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1999 foi realizado um concurso público para escolher uma nova bandeira para a província. O desenho vencedor foi o proposto por Teresa Beatriz Martínez, uma arquiteta de Entre Ríos. O desenho foi batizado pela própria autora de "O Albatroz"[1]. Após o concurso, através do Decreto Nº 1794 do Governo da Província, em 2 de novembro de 1999, foi aprovado o desenho vencedor do concurso e com a lei N° 458, sancionada no dia 9 do mesmo mês, a bandeira foi adotada, oficializando a mesma[2].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento igual 2:3 dividida em três partes. A primeira (do lado do mastro) é laranja; a segunda, central, é branca; a terceira é azul celeste. A parte branca possui a forma de um albatroz em desenho estilizado, que está em posição inclinada da parte superior esquerda para a inferior direita.

A parte laranja é um desenho estilizado da parte argentina da Terra do Fogo. Na parte azul há um cruzeiro do sul crepresentados com estrelas brancas de cinco pontas. A parte inferior do cruzeiro está voltado para o canto inferior direito da bandeira.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Cores

As cores azul celeste e branca representam a união da província com o restante do país, pois são as mesmas da bandeira da Argentina. Individualmente, cada cor também tem seu significado:

  • O azul representa o mar que cerca a ilha, bem como representa o céu;
  • A cor laranja remete ao fogo, nome que foi dado à província.
Elementos

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências