Bandeira da província de Cordoba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Cordoba (província)
Bandeira de Cordoba (província)
Aplicação
FIAV 111111.svgFIAV normal.svg
Proporção 2:3
Adoção 2010
Cores
  Branco
  Azul celeste
  Vermelho

Desde 16 de dezembro, 2010 Província de Córdoba, uma subdivisão da Argentina, tem uma bandeira oficial.

Bandeiras Históricas[editar | editar código-fonte]

Bandeiras de 1815[editar | editar código-fonte]

Em 1815, quando Córdoba se somou ao movimento federal preconizado por José Gervasio Artigas, integrando a "Liga federal", esta província utilizou uma bandeira de três listras horizontais iguais: a superior branca, a central azul celeste e a inferior, ao que parece, de cor rosado, ainda que seja provável que a cor original tenha sido vermelha e que logo a bandeira tenha sido descrita como rosada por um mal entendido frequente das tinturas da época. segundo outra imagem da época, a disposição das cores era: vermelho na parte superior, branca a central e azul celeste a inferior. No entanto, pouco depois retornou à bandeira de Artigas, que estava em uso desde 1820. Neste ano, o governador Juan Bautista Bustos estabeleceu o uso da bandera nacional.

Bandeira de 1986[editar | editar código-fonte]

Bandeira adoptada em 1986 e vetada no início de 1987.

A Bandeira de Córdoba foi um símbolo não oficial1 2 da Província de Córdoba, uma subdivisão da Argentina. O desenho atual foi proposto em 17 de novembro de 1986 pelo poder legislativo provincial com o apoio dos partidos União Cívica Radical e Justicialista (Peronista), contudo foi vetada no início de 1987 pelo então governador Eduardo Angeloz3 .

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo dividido em três faixas verticais de mesma largura. As cores, da esquerda para a direita são branca, azul celeste e vermelha. No centro da faixa azul central está uma representação do Sol de Maio igual ao encontrado na Bandeira da Argentina. na faixa vermelha aparece a "Torre de Bastión", um dos símbolos que também está presente no brasão da província.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

Cores

Isoladamente, as cores branca e celeste remetem á bandeira argentina, quando combinadas com o vermelho, remetem à bandeira de José Artigas, importante personagem da história argentina e uruguaia.

Elementos
  • O Sol de Maio é um dos mais importantes símbolos da Argentina, e sua presença denota a nacionalidade;
  • A "torre del bastión" representa um forte erigido pelos espanhóis na defesa durante os conflitos com a população indígena.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências