Bandeira das Fiji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira das Fiji
Bandeira das Fiji
Aplicação
FIAV 111000.svgFIAV normal.svg
Proporção 1:2
Adoção 10 de Outubro de 1970
Cores
  Azul celeste
  Azul escuro
  Vermelho
  Branco

A bandeira das ilhas Fiji começou a ser utilizada em 10 de outubro de 1970. O brasão do Estado foi levemente modificadas mas a bandeira permaneceu a mesma. Ela é azul celeste "Blue Ensign" (a verdadeira versão "Blue Ensign" da bandeira é a bandeira do governo). Ela permaneceu inalterada desde que as ilhas Fiji foram declaradas uma república em 1987, apesar dos pedidos de alguns políticos por mudanças (como o senador da oposição Atu Emberson-Bain).

A bandeira atual é bastante similar à bandeira colonial usada antes da independência, as maiores diferenças são o uso, na versão atual, de um tom mais escuro de azul e apresentação do Brasão de Armas das ilhas Fiji por inteiro, e não apenas o escudo. Enquanto alguns reformistas pediam a remoção da Union Jack, por ser um emblema do Império Britânico colonial, outros apoiavam sua permanência para o bem da continuidade histórica.

Alguns fijianos influentes pediram a restauração do Brasão de Armas completo na bandeira. Em 30 de novembro de 2005, o "Great Council of Chiefs" de Fiji pediu que duas figuras de guerreiros que guardam o escudo no Brasão de armas fossem colocados na bandeira junto com uma canoa em miniatura e o lema nacional Rerevaka na kalou ka doka na tui ("Temer a Deus e honrar a rainha"); símbolos que apareciam na bandeira original do Reino de Viti, o primeiro estado unificado fijiano, criado por Seru Epenisa Cakobau em 1871.

"O Brasão de Armas é muito significativo porque tem a palavra divina, e também tem dois guerreiros e a canoa fijiana. Eu acho que os membros do conselho preferem que o Brasão inteiro seja incluído na bandeira fijiana.", disse Asesela Sadole, Secretário Geral do "Great Council of Chiefs".

Mudança de Bandeira[editar | editar código-fonte]

O primeiro-ministro, Frank Bainimarama, anunciou no seu discurso anual de Ano Novo de 2012 que a nação mudará de bandeira para reforçar a sua nova identidade nacional. Não referiu se será eliminada a chamada “Union Jack”, a bandeira do Reino Unido que muitas das ex-colónias britânicas incluíram nas suas bandeiras nacionais[1] .

Bandeira de Fiji em 1924

Bandeiras de Fiji[editar | editar código-fonte]

Fontes:

  • High Commission of the Republic of the Fiji Islands to New Zealand - History. "Ensigns for use in Government vessels, in merchant ships and in naval vessels are of the same basic design, but have dark blue, red and white background respectively". Accessed 2 Feb. 2006
  • Barraclough, E. M. C. and Crampton, W. G. (1978). Flags of the World. London: Frederick Warne. ISBN 0-7232-2015-8. P. 209 et seq. "The Civil Air Ensign is like that of Britain, except that it has the shield of Fiji placed on the arm of the cross."

Referências

Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais