Bandeira de Adamantina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Adamantina
{{{nome}}}
Aplicação
Adoção 16 de Fevereiro de 1972
Criador Arcinóe Antônio Peixoto de Faria
Descrição será esquartelada em faixa, sendo os quartéis vermelhos constituídos por três faixas brancas carregadas de sobre faixas pretas, dispostas no sentido horizontal, que partem de um triângulo branco - firmado na tralha, onde o brasão municipal é aplicado.
Tipo Municipal

A Bandeira de Adamantina é um Dos Símbolos Municipais Oficiais, Assim Como o Brasão e o Hino, Instituídos Por Lei. A Bandeira do Município foi Criado pelo Arcinóe Antônio Peixoto de Faria, Conhecido por Criar Bandeiras e Brasões de Outros Municípios Brasileiros.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Será esquartelada em faixa, sendo os quartéis vermelhos constituídos por três faixas brancas carregadas de sobre faixas pretas, dispostas no sentido horizontal,que partem de um triângulo branco - firmado na tralha, onde o brasão municipal é aplicado.

Notas[editar | editar código-fonte]

De conformidade com a heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as bandeiras municipais podem ser oitavadas, sextavadas, esquarteladas em sautor, em cruz ou em faixa e ainda terciadas, tendo por cores as mesmas contantes do campo do escudo e ostentando ao centro ou na tralha uma figura geométrica onde o brasão municipal é aplicado.

A bandeira de Adamantina obedece essa regra geral, sendo esquartelada em faixa, simbolizando iconograficamente a cidade planejada, segundo o critério adotado pela Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) de dividir a gleba em propriedades com área média de 16 alqueires, todas servidas de água e estradas.

Significado[editar | editar código-fonte]

  • As faixas que partem do triângulo, brancas e carregadas do sobre-faixas pretas simbolizam a irradiação do Poder Municipal que expande a todos os quadrantes de seu território;
  • A cor preta é símbolo da austeridade, prudência, sabedoria, moderação, firmeza de caráter.

Referências

  1. «Prefeitura Municipal» (PDF). Prefeitura Municipal de Adamantina (em Português (Brasil)). Prefeitura de Adamantina. Consultado em 8 de janeiro de 2023. Cópia arquivada (PDF) em |arquivourl= requer |arquivodata= (ajuda) 🔗 
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.