Bandeira de Fortaleza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do município de Fortaleza
Aplicação
FIAV 110000.svgFIAV normal.svg
Proporção 7:10
Adoção 11 de novembro de 1958
Cores
  Branco
  Azul escuro

A Bandeira de Fortaleza é um dos símbolos oficiais do município de Fortaleza, estado do Ceará, Brasil. Foi idealizada por Isac Correia do Amaral e adotada em 11 de novembro de 1958.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 7:10, sendo composta de um campo branco sobreposta por uma Cruz de Santo André em azul. O azul é igual ao da bandeira nacional, bem como as proporções do pavilhão. No centro encontra-se o brasão municipal, projetado por Tristão de Alencar Araripe. As medidas devem sempre seguir a proporção de 20 por 14 módulos. As faixas azuis em diagonais terão largura de dois módulos e meio formando ângulos retos nas extremidades da bandeira de lado igual a um módulo e oito décimos, aproximadamente. No centro, as dimensões do brasão são: seis módulos e meio de largura máxima e sete módulos de altura máxima. Em 2013,com o início do mandato do prefeito Roberto Cláudio, a bandeira da cidade recebeu modificações, como a inclusão do atual brasão do município.

Usos[editar | editar código-fonte]

Os usos assim como as dimensões são regidos pela Lei n° 1.316 de 11 de novembro de 1958.O hasteamento da bandeira é obrigatório durante expediente e feriados no Palácio Iracema, nos edifícios da Câmara Municipal, autarquias do município e no tribunal de contas da Prefeitura.

Bandeira da Paz[editar | editar código-fonte]

Em 2004 a Câmara Municipal de Fortaleza através da lei n° 8.868 de 8 de julho de 2004 institui o dia 25 de julho como o dia municipal da cultura e da paz e cria a Bandeira da Paz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeiras das capitais do Brasil
Aracaju Belém Belo Horizonte Boa Vista Campo Grande Cuiabá Curitiba
Florianópolis Fortaleza Goiânia João Pessoa Macapá Maceió Manaus
Natal Palmas Porto Alegre Porto Velho Recife Rio Branco Rio de Janeiro
Salvador São Luís São Paulo Teresina Vitória Brasília
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.