Bandeira de Gadsden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gadsden flag.svg

A bandeira de Gadsden é uma bandeira histórica (1775) dos Estados Unidos da América, de fundo amarelo com uma cascavel contraída e pronta a atacar. Sob a serpente lê-se "DONT TREAD ON ME" ("NÃO ME ESPEZINHES / NÃO PISE EM MIM"). A bandeira tem o nome do seu criador; o estadista e general americano - Christopher Gadsden.

A cascavel como símbolo das Colónias Americanas foi proposta por Benjamin Franklin, por lhe parecer um animal vigilante e magnânimo, que entretanto ataca fatalmente, se provocado ou desafiado.

Atribuições actuais[editar | editar código-fonte]

Primeiro Jaque Naval da Marinha Americana

Considerada uma das primeiras bandeiras dos Estados Unidos, foi posteriormente substituída pela actual. Desde a Revolução Americana de 1776, a antiga bandeira revive de tempos a tempos, como símbolo do patriotismo americano e da valorização das liberdades individuais.

Um exemplo desse reavivar de simbolismo pelo Governo Americano deu-se após os ataques de 11 de Setembro de 2001 às Torres Gémeas na Cidade de Nova Iorque. O Primeiro Jaque Naval, directamente ligado à bandeira de Gadsden, é agora novamente usado pela Marinha dos Estados Unidos da América. Desde os ataques terroristas, é desfraldado em todos os navios militares ao serviço do país.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira de Gadsden

Wiki letter w.svg Este artigo sobre vexilologia é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.