Bandeira de Granada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Granada
Bandeira de Granada
Aplicação
FIAV 111000.svgFIAV normal.svg
Proporção 3:5
Adoção 7 de Fevereiro de 1974
Cores
  Vermelho
  Verde
  Amarelo

A bandeira de Granada é um dos símbolos oficiais de Granada, um país caribenho. Foi adotada em 1974.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 3:5 com uma borda na cor vermelha. Seis estrelas de cinco pontas amarelas estão distribuídas entre a parte superior e a inferior, sendo três em cada parte. O campo interior é dividido em quatro campos triangulares por duas linhas diagonais entre os vértices opostos do retângulo delimitado pela borda. As cores destas partes são verde e amarelo, sendo os amarelos os triângulos inferior e superior e verde os da esquerda e direita. No centro há um círculo vermelho no qual está inserida uma estrela amarela de cinco pontas. No triângulo verde do lado esquerdo há uma noz-moscada em desenho estilizado nas cores amarelo e vermelho.

Simbolismo[editar | editar código-fonte]

As sete estrelas representam as sete paróquias ou freguesias em que se divide o país, como a estrela do meio envolvida por um disco vermelho, simbolizando a paróquia de Saint George, onde a capital, Saint George's, está situada.

Historicamente, Granada é algumas vezes conhecida como a Ilha das Especiarias, por causa da grande quantidade de especiarias que ali se cultivam. Este fato é representado pela noz-moscada, uma das principais produções desta ilha.

Outras Bandeiras[editar | editar código-fonte]

Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais