Bandeira de Israel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Israel
Bandeira de Israel
Aplicação
FIAV 111000.svgFIAV normal.svg
Proporção 8:11
Adoção 28 de Outubro de 1948
Cores
  Azul
  Branco
Um talit tradicional com listras azuis.

A bandeira de Israel foi adotada em 28 de outubro de 1948, cinco meses após o estabelecimento do país. Ela mostra uma Estrela de David (hebraico: מגן דוד) azul em um fundo branco, entre duas faixas azuis horizontais. A cor azul é descrita apenas como "azul celeste escuro"[1] e varia de bandeira para bandeira, abrangendo de um tom azul puro, por vezes sombreado quase tão escuro quanto o azul marinho, a tonalidades em torno de 75% de puro ciano e sombras tão claras quanto azul muito claro[2] . A bandeira foi desenhada para o Movimento Sionista em 1891. O desenho básico remete ao Talit, o xale ritual de oração judaico, que é branco com listras azuis. O hexagrama no centro é o Magen David ("escudo de David"). Tornou-se um símbolo judaico no final da Idade Média em Praga, e foi adotado pelo Primeiro Congresso Sionista em 1897.[1]

Outras Bandeiras[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bandeira de Israel

Referências

  1. a b Publicação do Ministério de Relaçõe Exteriores de Israel A Bandeira e o Emblema pelo historiador de arte, onde ele menciona "O Concelho Provisório da Proclamação de Estado da Bandeira do Estado de Israel" feito em 28 de Outubro de 1948 por Joseph Sprinzak, Orador. (em inglês)
  2. Vários exemplos; Bandeira ~75% ao ciano do azul puro artigo completo:A Bandeira e o Emblema Acessado em 28 de julho de 2006. (em inglês)