Bandeira de Jalisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Jalisco
Bandeira de Jalisco
Aplicação
Proporção 4:7
Adoção 22 de fevereiro de 2008
7 de maio de 2011
Criador Luis Havas
Tipo regionais

A bandeira de Jalisco o bandeira do estado de Jalisco é um dos símbolos oficiais do estado de Jalisco, uma subdivisão do México. Seu uso foi aprovado em 22 de fevereiro de 2008, durante a gestão do então congreso do estado, com a aprovação de um júri designado para o caso. A bandeira substituiu uma anterior utilizada durante os anos de 1976 ao 2007.[1]

Desenho e simbolismo[editar | editar código-fonte]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seu desenho consiste em um retângulo de proporção largura-comprimento de 4:7 dividido em duas faixas verticais de mesma espessura. As cores das faixas são, respctivamente, a partir da esquerda (lado do mastro) azul e ouro. Ao meio das duas faixas está o brasão de armas do estado de Jalisco.[2]

Cores[editar | editar código-fonte]

As cores da bandeira foram oficialmente definidas pelo Decreto do estado de 22 de fevereiro de 2008.[3]

Esquema de cor Azul Amarelo
Pantone 3425c Safe
RGB 0-0-255 255-255-0
CMYK 100-0-32-59 0-0-0-0-0
RGB Hex. #0000FF #F1BF00

As cores da bandeira são:

  • azul: riqueza da agricultura.
  • ouro ou amarelo: fazer bom trabalho aos pobres.

História[editar | editar código-fonte]

Primeira bandeira da Intendencia de Guadalajara em 1825, desenho proposto por Prisciliano Sánchez.

Após a independência do México, Prisciliano Sánchez, ex-governador do estado do Jalisco do ano 1825 a 1826, propôs uma bandeira de transição para a entidade, que consiste em três faixas horizontais, uma em azul e na parte superior e inferior e em dourado no centro; da seguinte disposição: 3/10 superiores, 4/10 centrais ou intermediários e 3/10 inferiores, todos em relação à base horizontal. No centro da bandeira, na barra de ouro, está o brasão, do qual são tiradas as cores da antiga Nova Galiza.

Proposta de bandeira estadual para Jalisco no ano 2001.

Para a comemoração dos 200 anos de fundação do estado de Jalisco, o congresso estadual propôs a criação dos símbolos da entidade, No ano 2001, Manuel Rodríguez propôs a antiga bandeira do ex-governador Priscilano Sánchez. A bandeira foi submetida a um concurso e o desenho do cidadão Luis Havas foi aceito; um processo legislativo começou imediatamente em 22 de fevereiro de 2007, que continuou a ser avaliado e discutido no congresso de Jalisco ao tempo de um ano, culminando em 22 de fevereiro de 2008. quando uma bandeira da entidade foi oficialmente aprovada.

No 7 de maio de 2011, o congresso estadual autorizou a lei dos símbolos do estado (publicada no diário oficial do estado), sendo Jalisco o primeiro estado mexicano a ter uma bandeira oficial. No 16 de junho de 2023, Enrique Alfaro, o governador do estado de Jalisco, comemora os 200 anos de liberdade e soberania com o povo de Jalisco. A celebração contou com o hasteamento da Bandeira do estado e a entoação do Himno do estado.

Bandeiras históricas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Banderas de México-Jalisco». flagspot.net  (em inglês)
  2. «Congresso do estado de Jalisco» (PDF). cndh.org.mx  (em espanhol)
  3. «Bandera de Jalisco milenio.com»  (em espanhol)

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bandeira de Jalisco