Bandeira de Lisboa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira de Lisboa
Bandeira de Lisboa
Aplicação
FIAV 110000.svgFIAV normal.svg
Proporção 2:3
Adoção Século XIII
Cores
  Branco
  Preto
Descrição Gironada de quatro peças, de branco e preto

A Bandeira de Lisboa ou Bandeira de São Vicente constitui um dos símbolos do município de Lisboa. É gironada de branco e negro, podendo se ou não carregada com o Brasão de Lisboa ao centro. Existem versões de arvorar, de formato retangular e uma versão de desfile, de formato quadrado.

Durante a reforma da heráldica municipal portuguesa, realizada no início do século XX, o formato gironado da Bandeira de Lisboa foi utilizado como padrão para todas as bandeiras municipais de povoações com estatuto de cidade de Portugal

A Bandeira de Lisboa é uma das mais antigas da Europa ainda em uso. A bandeira gironada de preto e branco é usada como insígnia da cidade de Lisboa desde a Idade Média. Inicialmente a bandeira representava S. Vicente, patrono de Lisboa, passando, posteriormente a representar a própria cidade.

A Bandeira de Ceuta é igual à de Lisboa, porque esta teria sido a primeira a ser arvorada naquela cidade, aquando da conquista pelos Portugueses.

Versões[editar | editar código-fonte]

A Bandeira de Lisboa existe em três versões:

  1. Bandeira de arvorar, sem brasão - tem as proporções de 2:3 e destina-se a ser arvorada em mastros ou hastes, dentro ou fora de edifícios;
  2. Bandeira de arvorar, com brasão - tem as mesmas proporções e usa-se para o mesmo fim da primeira;
  3. Bandeira de desfile (estandarte) - tem as proporções de 1:1, é feita de seda, com cordões e borlas de prata e negro, haste e lança douradas com o brasão municipal ao centro. Destina-se a ser transportada em desfiles ou outras cerimónias, representando a Câmara Municipal de Lisboa.
Estandarte de Lisboa
Bandeira de arvorar, com brasão

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.