Bandeira de Malta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Proporções 2:3
Bandeira da marinha mercante maltesa.

A bandeira de Malta é uma bandeira dividida em duas partes iguais por uma linha vertical, com branco à tralha e vermelho ao batente. No quadrante superior esquerdo, na metade branca, está a cruz de Jorge, contornada a vermelho. Esta é uma condecoração britânica (criada durante o reino de Jorge VI) formada por uma cruz de prata com a figura de São Jorge a matar um dragão na sua parte central e rodeada por um listel no qual está o lema em inglês "For Gallantry" ("ao heroísmo", em português), que assinala o motivo pela qual foi entregue. Na cruz figuram também as iniciais "G-IV", do monarca que fundou e deu nome a esta condecoração.

A Cruz de Jorge, que até ao momento apenas tinha sido entregue de forma individual, e nunca colectivamente, foi entregue de forma especial aos habitantes e defensores da ilha, pelo seu comportamento heróico durante a II Guerra Mundial e ficou incorporada tanto na bandeira como no escudo maltês.

As cores da bandeira (branco e vermelho) são as das armas de Malta desde da idade Média. Conta-se que este terá sido entregue por Roger I da Sicília no ano de 1091.

A versão actual da bandeira foi adoptada a 21 de Setembro de 1964.

Bandeiras nacionais
Lista de bandeiras nacionais
Ícone de esboço Este artigo sobre vexilologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.