Bandeira de São Vicente (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do município
de São Vicente
Bandeira do município de São Vicente
Aplicação
FIAV 110110.svgFIAV normal.svg
Proporção 7:10
Adoção Desde 1976
Cores
  Vermelho
  Branco
Ouro

Bandeira de São Vicente[editar | editar código-fonte]

A Bandeira de São Vicente assim se descreve: retangular, de cor prata(em Heráldica, chama-se comumente o branco de prata, por ele representar esse metal precioso), com um leão rompante de púrpura(roxo) e bordadura de goles(vermelho), carregada de oito cruzes páteas de ouro(amarelo), nos quatro cantos e nos pontos médios da bordadura, respectivamente.

A Bandeira instituída tem 14 M (quatorze módulos, uma mesma unidade de medida de comprimento, qualquer que ela seja) de altura por 20 M (vinte módulos) de comprimento; o leão tem 7,5 M (sete módulos e meio) de altura; a boradura tem 3 M (três módulos) de largura e as cruzes páteas têm 2,5 M (dois módulos e meio).

As reproduções deverão obedecer às proporções e cores originais, ficando para tal arquivados na Prefeitura Municipal exemplares destinados a servir de modelo.

Para a reprodução monocromática da Bandeira de São Vicente é obrigatória a representação de seus metais e cores de acordo com a convenção heráldica e vexilógica internacional aceita.

Versão Anterior[editar | editar código-fonte]

A versão anterior era branca com o antigo brasão, que foi modificado paralelamente à bandeira

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • São Vicente é uma das poucas cidades do país que optou por não por uma representação fiel do seu brasão de armas em sua bandeira, o que torna a bandeira mais bela e significativa ainda. E também de mais simples reprodução e interpretação, regras que a vexilologia considera indispensável para uma bandeira respresentar bem o povo que a adotou.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]