Bandeira do Mississippi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flag of Mississippi.svg

A bandeira do Mississippi, revive a primeira bandeira Confederada e a bandeira de Guerra Confederada. Foi adoptada em 1894. É a única bandeira estadual actual dos Estados Unidos que incorpora a bandeira de guerra da Confederação.

Bandeira de 1861[editar | editar código-fonte]

A Bandeira da Magnólia.

Quando o Mississippi saiu da União a 9 de Janeiro de 1861, como símbolo da independência, a bandeira da Flórida Ocidental foi hasteada sobre o edifício do capitólio em Jackson. A 26 de Janeiro, o Mississippi adoptou oficialmente uma nova bandeira, que incluía a bandeira da Flórida Ocidental no cantão e uma magnólia no centro do campo, ficando conhecida como a "Bandeira da Magnólia".

Referendo da bandeira de 2001[editar | editar código-fonte]

Proposta de 2001.

A 17 de Abril de 2001, um referendo para mudar a bandeira foi feito aos eleitores do Mississippi. A proposta pretendia substituir a bandeira de guerra da Confederada por um cantão azul com 20 estrelas. O anel exterior de 13 estrelas representaria as Treze Colónias originais, o anel de seis estrelas representaria as seis nações que já foram soberanas do território do Mississippi; as nações Índias, França, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e os Estados Confederados. A estrela do meio, ligeiramente maior, representaria o próprio Mississippi. As vinte estrelas representariam também o estatuto do Mississippi de vigésimo membro dos Estados Unidos. A bandeira proposta foi claramente preterida na votação, numa relação de 65% para 35%.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]