Banksia attenuata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBanksia attenuata
B. attenuata

B. attenuata
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiospermas
Classe: Eudicotiledôneas
Ordem: Proteales
Família: Proteaceae
Género: Banksia
Espécie: B. attenuata
Nome binomial
Banksia attenuata
R. Br.

Banksia attenuata é uma espécie de planta da família Proteaceae. Geralmente uma árvore, pode atingir até 10 m de altura, mas é muitas vezes um arbusto medindo de 0,4-2 m de altura. Tem folhas longas e estreitas, e inflorescências amarelas serrilhadas e brilhantes, que surgem na primavera e no verão. É encontrada em grande parte do sudoeste da Austrália Ocidental, desde o norte de Parque Nacional Kalbarri até o Cabo Leeuwin e em todo o Parque nacional Rio Fitzgerald[1] .

John Lindley nomeou o material coletado por James Drummond como Banksia cylindrostachya em 1840, mas provou-se que tratava-se da mesma espécie nomeada como Banksia attenuata por Robert Brown, 30 anos antes, em 1810, e, portanto, o nome de Brown teve precedência[2] . Dentro do gênero Banksia, a relação e posição exata de B. attenuata não é clara.

A espécie é polinizada e fornece alimento para uma grande variedade de animais vertebrados e invertebrados nos meses de verão. Várias espécies de aves da família Meliphagidae visitam as flores, assim como o marsupial Tarsipes rostratus, que tem um importante papel como polinizador.

Estas plantas podem ter uma vida útil de 300 anos e são amplamente utilizadas como árvores urbanas, apesar do seu tamanho.

Referências

  1. Cowling, Richard M.; Lamont, Byron B.. (1985). "Variation in serotiny of three Banksia species along a climatic gradient". Australian Journal of Ecology 10 (3): 345–50 pp.. DOI:10.1111/j.1442-9993.1985.tb00895.x.
  2. Sirmuellera attenuata (R.Br.) Kuntze. Australian Plant Name Index (APNI), IBIS database. Centre for Plant Biodiversity Research, Australian Government.