Bos javanicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Banteng)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBantengue

Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovinae
Género: Bos
Espécie: B. javanicus
Nome binomial
Bos javanicus
d'Alton, 1823
Distribuição geográfica

O bantengue (nome científico: Bos javanicus), também conhecido como tembadau, é uma espécie de gado selvagem nativo do sudeste da Ásia.[1] É também conhecido como scrub bull na Austrália.

Bantengues foram domesticados em vários lugares do sudeste da Ásia, e há cerca de 1,5 milhão bantengue domésticos, que são chamados de gado de Bali. Estes animais são usados ​​como animais de trabalho e por sua carne.[2] Espécimes de Bos javanicus também foram introduzidos no norte da Austrália, onde eles estabeleceram estáveis ​​populações assilvestradas.[3]

Um bantengue (''Bos javanicus'') no Disney's Animal Kingdom

Possivelmente, o bantengue entrou na formação do zebu[4], sendo uma espécie próxima do gauro, do Bos frontalis e do Bos sauveli.

Algumas linhagens de bantengue encontradas em zoológicos e na Austrália, apresentam cruzamento com gado bovino (Bos taurus), e por isto não poderiam ser considerados na preservação do tipo selvagem por serem híbridos.

Referências

  1. «Grande Dicionario Houaiss». houaiss.uol.com.br. Consultado em 18 de novembro de 2016 
  2. Friend, J B, Cattle of the World, Blandford Press, Dorset, 1978
  3. Endangered cattle (Banteng) find pastures new, 5th August 2005, New Scientist
  4. Hartati, Hartati; Utsunomiya, Yuri Tani; Sonstegard, Tad Stewart; Garcia, José Fernando; Jakaria, Jakaria; Muladno, Muladno (dezembro de 2015). «Evidence of Bos javanicus x Bos indicus hybridization and major QTLs for birth weight in Indonesian Peranakan Ongole cattle». BMC Genetics (em inglês) (1). ISSN 1471-2156. PMC PMC4491226Acessível livremente Verifique |pmc= (ajuda). PMID 26141727. doi:10.1186/s12863-015-0229-5. Consultado em 18 de fevereiro de 2024 
Ícone de esboço Este artigo sobre bovinos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.