Baquelite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A baquelite é uma resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, que foi o primeiro produto não plástico. Trata-se do polioxibenzimetilenglicolanidrido, ou seja, é a junção do fenol com o formaldeído (aldeído fórmico), formando um polímero chamado polifenol.

Estrutura química da baquelite
Rotor feito de baquelite

Foi inventada cerca de 1909 por Leo Baekeland, químico americano de origem belga, que empreendeu suas pesquisas entre 1907 a 1909 e criou, em 1910, a General Bakelite Company para a exploração industrial de suas descobertas. É formada pela combinação por polimerização de fenol (C6H5OH) e formaldeído ou aldeido fórmico (HCHO), produtos sintéticos, sob calor e pressão. Rádios, telefones e artigos eléctricos como interruptores e casquilhos de lâmpadas eram formados por baquelite por causa das propriedades de resistência ao calor e isolamento. É resistente ao calor, infusível e forte, arde lentamente, pode ser laminada e moldada na fase inicial da sua manufatura, é de baixo custo e pode ser incorporada em vernizes e lacas.

A baquelite é pouco usada atualmente em produtos de consumo corrente. Antigos produtos deste material, especialmente material de cozinha e brinquedos, tornaram-se artigos de coleção muito apreciados.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Devido à dureza e durabilidade após arrefecimento, já que não pode voltar a ser moldada ou amolecida, foi considerada como material para fabrico de moeda (moedas de cêntimo de dólar) nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, pois o cobre era necessário para suportar o esforço de guerra. Serviu também para fabricação de armamento, em grande escala.

Atualmente existem já tecnologias desenvolvidas onde a baquelite pode ser pintada com diversas cores e ainda receber tratamentos de superfície, que melhoram o acabamento do produto. Discute-se a expansão de mercado devido a essas novas tecnologias e também a sua reciclagem, que até há pouco não era possível.

A baquelite ainda é bastante usada em peças que necessitam de isolamento elétrico e isolamento térmico (suportes de lâmpadas, conectores tipo «Sindal (Bendal)», alças de panelas)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]