Pedro Emiliano da Silveira Lessa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barão de Gravatá)
Pedro Miliano da Silveira Lessa
Barão de Gravatá
Pedro Miliano da Silveira Lessa.jpg
Consorte Maria Tranquilina Temudo
Nascimento 13 de agosto de 1814
  Sirinhaém
Morte 16 de janeiro de 1893 (78 anos)
  Água Preta
Ocupação Usineiro
Religião católica

Pedro Miliano da Silveira Lessa, primeiro e único Barão de Gravatá (Sirinhaém, 13 de agosto de 1814Água Preta, 16 de janeiro de 1893) foi um usineiro brasileiro.

Filho de Inácio Ferreira de Melo Lessa e Ana Francisca Bezerra Acioli Lins, era primo materno de Sebastião Antônio Accioli Lins, barão de Goicana, Prisciano de Barros Accioli Lins, segundo barão do Rio Formoso, e José Manuel de Barros Wanderley, barão de Granito.

Casou-se, em 7 de dezembro de 1835, com Maria Tranquilina Temundo (22 de julho de 1817 - 5 de janeiro de 1915), natural da freguesia de São Miguel de Barreiros, filha de Ana Joaquina Xavier de Holanda e de Antônio Luís da Cunha Temudo.[1] O casal gerou descendentes. Avó do Dr.Odon Lessa de Andrade, médico, infectologista , também avô de Josi Andrade Melo e bisavô de Maria José de Melo Boudoux filha de Josi Andrade Melo. Tetravô de Bosco Luiz de Mello Oliveira Boudoux , neto de Maria José de melo Boudoux.

Era proprietário dos engenhos Gravatá, Guarani, Alegrete e Solidão, em Pernambuco.[2]

Foi agraciado barão em 8 de agosto de 1888.[1]

Referências

  1. a b VASCONCELOS, José Smith de; VASCONCELOS, Rodolfo Smith de (1918). Archivo nobiliarchico brasileiro. Lausanne: Imprimerie La Concorde. p. 164 
  2. «Página de A Nobreza Brasileira de A a Z» 


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.