Joaquim Luís de Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barão de Inhanduí)

Joaquim Luís de Lima, primeiro e único barão de Inhanduí (Alegrete, Rio Grande do Sul, 10 de maio de 1850Leopoldina, Minas Gerais, 12 de julho de 1919) foi um fazendeiro, militar e político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu o futuro barão de Inhanduí em Alegrete, estado do Rio Grande do Sul, no dia 10 de maio de 1850. Era o caçula de nove filhos. Eram seus pais:

Seu pai, mineiro, viera para o Rio Grande do Sul durante o período da Campanha Cisplatina, era o primogênito de Cândida Maria de Ávila Lobo Leite, ouropretana, descendente de Garcia d'Ávila, Tomé de Sousa e do Caramuru; e de João Marciano de Lima, oficial da Ordem da Rosa e primeiro prefeito de Curvelo.

Sua mãe, gaúcha, era filha de Maria Benedita Correia da Câmara, filha do 1º Visconde de Pelotas; e de João Hipólito de Lima, tabelião e notário.

Casou-se com Maria do Carmo Resse de Lima, filha do Barão de São Vítor. Era coronel da Guarda Nacional e fazendeiro em Alegrete. Foi agraciado barão em 9 de agosto de 1884, por ter libertado 23 de seus escravos. Possuía também fazendas nos municípios de Pequeri e Leopoldina.

Teve somente um descendente: Rodolfo Antônio de Lima, casado com Maria Madalena de Toledo, filha do Visconde de Aguiar Toledo;

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.