Baratang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Barantang em Vermelho

Barantang é uma ilha do arquipélago das ilhas Andamão, na Índia, sendo uma das principais ilhas do grupo da Grande Andamão.

Barantang esta situada entre Andamão Média ao norte e Andamão do Sul ao sul. As ilhas do arquipélago Ritchie estão situadas a aproximadamente 20 km a este. Port Blair, a capital do território de Andamão e Nicobar, é situada a aproximadamente 100 km ao sul.

Baratang possui os únicos exemplos conhecidos de vulcão de lama na Índia. Estes vulcões entram esporadicamente em erupção; pensa-se que aquelas de 2005 estão ligadas ao terramoto do oceano Índico de 2004 na região. A erupção precedente remontava ao 18 fevereiro 2003.

A região conta outros vulcões: na ilha Barren, o único vulcão ativo no sul da Asia, e o Narcondam, considerado como dormente.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.