Barbara Walters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barbara Walters
Barbara Walters no Central Park, 2007.
Nome completo Barbara Walters
Nascimento 25 de setembro de 1929 (85 anos)
Boston, Massachusetts
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Ocupação Apresentadora, jornalista e autora
Principais trabalhos ABC World News
20/20
The View
Salário Aumento US$ 12 milhões[1]

Barbara Walters (Boston, 25 de setembro de 1929) é uma apresentadora de notícias da televisão estado-unidense, conhecida por ser a primeira mulher a apresentar um telejornal na rede ABCNews, em 1976.

Antes, Barbara passou 15 anos na rede NBC no programa The Today Show, no qual começou como redatora e acabou desenvolvendo temas e escrevendo suas próprias matérias e entrevistas. Em 1974, a NBC escolheu-a para ser a primeira co-apresentadora do sexo feminino do programa.

Barbara Walters é conhecida pelos anos em que trabalhou no programa de notícias 20/20, junto com o apresentador Hugh Downs, desde 1979. Em 1999, ela se tornou a única apresentadora do telejornal. Depois foi apresentadora do programa de debate feminino The View, acumulando com a função de produtora executiva.

Ela segue as linhas do jornalismo de personalidade, especialidade de Edward R. Murrow e é famosas por suas entrevistas em profundidade: a entrevista que fez com Monica Lewinsky foi a que teve maior audiência da história da televisão nos EUA. Os críticos, entretanto, acusam Barbara Walters de realizar entrevistas exageradamente sentimentais.

Em novembro de 1977, a jornalista conseguiu uma entrevista conjunta com o presidente egípcio Anwar el-Sadat e o primeiro-ministro de Israel Menachem Begin. As suas entrevistas com chefes-de-estado incluem ainda Boris Ieltsin, Jiang Zemin, Margaret Thatcher, Fidel Castro, Indira Gandhi, Václav Havel, Muammar al-Gaddafi, Reza Pahlevi e o Rei Hussein da Jordânia.

Desde 1993, a jornalista apresenta a série Ten Most Fascinating People, programas dedicados a repassar os personagens mais relevantes do ano, além da Barbara Walters Specials, que obteve altos índices de audiência.

Walters anunciou em 12 de maio de 2013 sua aposentadoria do jornalismo a partir de maio de 2014, sendo que fez o anúncio oficial no dia seguinte no programa "The View": "Sinto-me muito feliz com a minha decisão", afirmou Walters na página eletrónica da ABC, acrescentando "estar ainda mais feliz" pela continuação do programa "The View".[2]

Referências