Barbarella (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barbarella
Barbarela (PT)
Barbarella (BR)
 França  Itália
1968 • cor • 98 min 
Direção Roger Vadim
Produção Dino De Laurentiis
Roteiro Terry Southern
Roger Vadim
Elenco Jane Fonda
David Hemmings
Ugo Tognazzi
John Phillip Law
Género ficção científica
comédia erótica
Idioma Inglês
Música Michel Magne
James Campbell
Efeitos especiais Augie Lohman
Cinematografia Claude Renoir
Estúdio Dino de Laurentiis Cinematografica
Marianne Productions
Distribuição Estados Unidos Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 10 Outubro 1968
Página no IMDb (em inglês)
Jane Fonda como Barbarella.

Barbarella (br:Barbarella / pt:Barbarela) é um filme franco-italiano de ficção científica de 1968, dirigido por Roger Vadim e baseado nas histórias em quadrinhos de Barbarella, de Jean-Claude Forest, estrelado por Jane Fonda.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No século 40, a astronauta Barbarella, em patrulha com sua nave em algum lugar do universo, é enviada pelo presidente da Terra para capturar o criminoso Duran Duran que inventou um arma num longínquo e desconhecido planeta, colocando em perigo a paz da galáxia, onde há séculos não existem mais guerras.

Em sua busca por Duran, ela é seduzida por um humano residente em SoGo, Dildano (Hemmings), que a apresenta a uma nova modalidade de intercurso sexual, seduz um anjo cego chamado Pygar (Law) e destrói uma máquina do sexo destinada a matar de prazer aos que nela são colocados.

O filme, realizado num estilo de comédia erótica, narra as aventuras da heroína em sua busca e serve de pretexto para mostrar o corpo nu de Fonda em diversas situações de erotismo. A cena inicial em que ela - que virou um símbolo sexual mundial após o filme - despe-se da roupa de astronauta em gravidade zero, tornou-se clássica do erotismo cinematográfico dos anos 60.essa cena foi usada no clipe Put Yourself In My Place da Kylie Minogue do álbum com mesmo Nome.

Influência[editar | editar código-fonte]

Filmado nos estúdios do produtor Dino De Laurentiis, em Roma,[1] ao mesmo tempo em francês e inglês (versão internacional), a maioria dos atores interpreta os papéis nas duas línguas.Seu roteiro contudo, caótico e a frente de seu tempo, leva ao fracasso de bilheteria e público em seu lançamento - apesar da grande campanha publicitária usando Jane Fonda, que chegou a posar a caráter para a revista masculina Penthouse[2] - com o tempo o filme, e sua trilha sonora, acabou tornando-se cult e uma referência com influências na cultura-pop, como o nome da banda de rock britânica Duran Duran.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Barbarella (filme)