Barbe-bleue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Barbe-bleue
 França
1902 • P&B • 9 min 
Direção Georges Méliès
Produção Georges Méliès
Roteiro Georges Méliès
Elenco Jeanne d'Alcy
Georges Méliès
Bleuette Bernon
Idioma mudo
Edição Georges Méliès
Estúdio Star Film
Distribuição França
Lançamento França 3 de maio de 1902
Página no IMDb (em inglês)

Barbe-bleue é um filme francês de 1902 dirigido pelo pioneiro do cinema Georges Méliès. É baseado no famoso conto de fadas Barba Azul, de Charles Perrault, o mesmo autor de Cinderela.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Um sinistro aristocrata conhecido como Lord Barba Azul está procurando uma bela mulher para tornar-se sua esposa. Atraídas por sua grande riqueza, muitas famílias nobres levaram suas filhas para encontrarem-se com ele, mas nenhuma das jovens quis se casar com o Lord, tanto devido à sua horrivel aparência quanto por suas sete mulheres anteriores - todas misteriosamente desaparecidas sem deixar rastro. A grande fortuna de Barba Azul, entretanto, persuadiu um pai a lhe dar a mão da filha. Ela não teve escolha e casou-se com ele, e depois da grande festa de casamento iniciou sua nova vida no castelo.

Um dia, quando Barba Azul tem que viajar para longe, confia a chave de seu castelo à esposa, e preveniu-a para nunca entrar em uma determinada sala. Presa entre o medo da fúria de seu marido e sua própria curiosidade, ela estava insegura sobre o que fazer em relação à câmara proibida. Sua curiosidade eclode na forma de um demônio que zombava e a ridicularizava com promessas do potêncial que o quarto poderia conter, apesar de seu melhor julgamento aparecer na forma de um anjo da guarda, que tentou dissuadi-la de entrar pela porta trancada.

Quando sua curiosidade finalmente é satisfeita, ela percebe que colocou a si mesma em grande perigo. Quando ela entrou na sala, Melies constrói o suspense da cena mantendo a luz baixa. A sala é revelada como um quarto de tortura e em algumas bolsas estavam corpos; as sete antigas esposas do cruel Barba Azul penduradas em ganchos, sangue velho pingado no chão. A nova esposa, em meio a seu horror, deixou cair a chave, e esta se manchou com o sangue das esposas mortas. Depois desta noite ela sonhou com sete chaves gigantes assombrando-a. Em seu retorno o marido descobre o acontecido. Ela corre para o topo da torre, e chama por sua irmã e irmãos. Seus parentes a salvam da morte e imobilizam Barba Azul com uma espada na parede do castelo. O anjo aparece para ressuscitar as esposas mortas e elas se casam com sete grandes lords.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.