Barbosa (sobrenome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Barbosa

Barbosa.png
Armas da família Barbosa

Região Concelho de Penafiel
Artigos na Wikipédia Todas as páginas com títulos contendo "Barbosa"

Barbosa é uma apelido de família da onomástica das línguas portuguesa, castelhana e catalã. O sobrenome Barbosa é classificado como sendo de origem habitacional.

"É antiquísima entre as famílias da Espanha, a de Barbosa e no primeiro século da Coroa Portuguesa logrou as maiores perogativas". "Conserva com honra a sua nobreza, podendo na decadência em que se acha gloriar se que em toda Espanha e Europa se não acharam muitas famílias que tanto sem contradição possam provar a serie da sua varonia continuada por mais de mil anos e será muito rara a família de Espanha que não tenha nas suas veias sangue dos Primeiros Barbosa e nem houve em Portugal reinado em que os Barbosa não tivessem pessoas ilustres assim em Armas como em letras". --Felgueiras Gaio.

Origem[editar | editar código-fonte]

O sobrenome Barbosa é classificado como sendo de origem habitacional. Barbosa tem origem Francesa e Espanhola, este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do portador original. Os nomes habitacionais nos dizem de onde saiu o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado por uma característica topográfica. No que diz respeito ao sobrenome Barbosa, este se originou com D.Sancho Nunes que, com o dote de sua mulher, cria a Quinta de Barbosa, junto ao Paço de Sousa, e nela criou o solar da família. E é também o primeiro que usa o apelido. D. Sancho Nunes Barbosa descendente de D. Nuno Guterres, este filho do Conde D. Teobaudo Nunes, um dos mais ilustres e valorosos cavaleiros do tempo do rei D. Bermudo II de Leão. D. Nuno Guterres era irmão de S. Rosendo, famoso bispo de Dume no ano de 925. D. Pedro Nunes de Barbosa, que sucedeu a seu pai, fundou uma nova quinta de Barbosa, já que sua irmã levara a original em dote de casamento. A nova quinta não muito longe da original ficava na freguesia de São Vicente do Pinheiro, no Concelho de Penafiel. Sabe-se que viva em 1825 e que teve uma copiosa descendência, por onde começa a espraiar-se o apelido. A família Barbosa sofreu uma grande decadência durante os séculos XIII e XIV, vindo a fixar-se a meio da escala nobiliárquica. Esta família teve grande preponderância no Reino de Portugal, desde a fundação até a Batalha de Alfarrobeira, altura que tomaram partido do Infante D. Pedro, na luta imposta pelo sobrinho, o Rei D. Afonso "

Brasão[editar | editar código-fonte]

De prata, uma banda azul carregada de três crescentes de ouro, ladeada de dois leões afrontados e trepantes de púrpura, armados e lampassados de vermelho. Timbre: um dos leões do escudo, sainte.

Ver também[editar | editar código-fonte]